quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Drag Brasa, (Clebão) !!




Fotos da primeira prova com o Cleber (acima), ainda "fincada" no chão! Na foto abaixo na minha época, na mesma altura.
Nas fotos abaixo já na segunda prova, com o carro mais alto e dentro do regulamento das 3 polegadas.





Nosso amigo Clebão, um cara 1000%, gente boa demais. Está mostrando que já dominou a brasa e em breve vai meter um belo tempo pela FLT.

 A BRASA!!
 
"Este carro é animal!!!!" Foi essa a frase que soltei logo após a primeira largada que dei com a brasa em 2007. O carro para quem não sabe foi construído pelo Afranio Zorzetto em 2006 e foi meu até 2008.  Vendi a brasa para meu amigo Cleber e desde então ele vem melhorando e aprimorando a DragBrasa!
Este carro me mostrou duas coisas sobre os FLT. Primeiro: Tem que treinar para pilotar um carro deste nível, rsrs; Segundo: A transmissão tem que ser TOP, se não é só dor de cabeça.
Quando andei com ela o câmbio aguentava o "tranco", mas a coroa e pinhão não. Na época não existia nenhuma coroa e pinhão forjada, só usávamos as originais, e por este motivo depois de um ano e meio de muitas tentativas, eu e o Pink (preparador), acabamos derrotados pelas quebras. Das 7 provas que participei, em apenas uma eu consegui voltar pra casa sem quebrar a bendita coroa e pinhão. E justamente nesta prova que a brasa mostrou do que é capaz. Logo pelo treino de manhã a brasa marcou 1,307 de 60 pés, largando numa empinada animal, onde até hoje eu estou procurando a alavanca de câmbio para engatar a segunda, rsrs. Mas na prova os problemas de transmissão me deixaram a ver navio mais uma vez, chegou a largar na prova 1,509s, mas voltei com ela roncando e prestes a quebrar mais uma coroa. Em quatro etapas eu nem passei dos 60 pés, pois ela quebrava na largada.
Foto da largada do treino, onde marquei 1,307 e na outra vez numa outra prova 1,439.



Quando vendi a brasilia o Cleber começou um novo upgrade. Ele partiu primeiro para resolver o problema da transmissão, colocando uma coroa e pinhão forjada, depois substituiu a embreagem, colocando uma mais "leve", para não judiar demais da transmissão. Mudou também o motor, veio com muito mais potência, com um cabeçote de fluxo cruzado e uma bomba de óleo externa, para poder alcançar giros mais altos sem problemas de lubrificação. Mudou também os amortecedores dianteiros, com um par novo com a pressão correta para um FLT. Todas essas mudanças foram feitas pelo Zorzetto para resolver os problemas. Logo depois o carro foi para as mãos do preparador Magrão, que fez o acerto de injeção e mais alguns detalhes para a estréia do carro.
Na primeira prova a brasa já deu resultado, onde o Cleber venceu a prova, já passando a quase 180 km/h e virando 7 segundos baixos, mas foi desclassificado por não passar na medida das 3 polegadas exigido pelo regulamento. Na minha época não era necessário, por isso ela foi construída tão baixa. Logo após essa primeira etapa, o Magrão teve que erguer o carro para acertar a medida, mas o problema é que a geometria do carro foi feita pra andar baixa, já que até a cabeça do chassis é deslocada para que a frente fique baixa.
O resultado foi que o carro não andou reto depois das mudanças, pois o centro de gravidade mudou. Ele andou em mais duas provas "testes", uma no ECPA e outra em Saltinho e em ambas o carro não ficou bom de suspensão.
Agora o Magrão está mudando todo o projeto do carro, com novos amortecedores e nova altura, para se enquadrar no regulamento e fazer deste carro um verdadeiro foguete da FLT.
Eu acredito muito na competência dos meus amigos Magrão que hoje prepara o carro, e do Zorzetto que fez a estrutura da brasa. Com a tocada do "loco" do nosso amigo Cleber, este carro em breve vai brilhar na FLT. A brasa está evoluindo muito e depois dos problemas resolvidos, com certeza ela vai chegar nos 6s baixos! Segura a brasa e não duvide, aliás, para os pessimistas eu deixo a seguinte frase: “Enquanto os cães ladram, a caravana passa!”....e em breve, bem rápido!!

Abraço a todos e vamos torcer por um belo resultado!

8 comentários:

  1. Que carro incrível.Lindo.Toda sorte ao piloto e preparadores.Coxa, parabéns por idealizar e realizar este projeto.Show.Abração.
    Ps:Me desejem sorte no meu primeiro turbinado, UnoTurbo 94, com 2e na cana. Estralando homocinetica...mas devagar eu ponho a casa em dia.
    Diversão.
    Abraço.

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  2. E ae Coxa, a Brasa é coisa linda, e com certeza já teria entrado no tempo esperado já que na primeira prova o carro entrou no 7 seg. baixos, falvata apenas acertar os 60 pés, acredito que com mais umas puxadas seria encontrado o parametro - carro/piloto, já que era a primeira vez que o Clebão andou com o carro.
    Nós que vimos o magrão acertando o carro na rua (rsrs) vimos que o carro estava na mão, firme e na pista não foi diferente.
    Infelizmente existe esta tal de 03 pol. que na minha opinião é um absurdo, o carro perde totalmente a estabilidade, colocando em risco o piloto. ex. "o que estamos vendo, os fuscas saindo de lado em 99% das puxadas, parece até quem faz esse regulamento nunca andou na arranda".
    Agora é ter paciência e recomeçar o projeto na altura absurdamente determinada para essa categoria.
    Aquele abraço Coxa e que o passatão na proxima já entre na casa dos 7 seg.

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  3. Esse carro é muito legal, e vc sabe né, Coxa... sou fã de projetos diferentes! Tenho certeza que logo equaliza o conjunto e podendo deixar o pé no porão... o tempo vai vir... pq não é falta de força o problema!! Já já tá na cabiçeira!!!!

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  4. (PabloTalevi)- Boa sorte no Unão Pablo, vai devagar na pressão em!! kkkk

    Abraço!!

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  5. (Dê)- Fala Dê, td blz!

    Verdade, eu também acho um absurdo a FLT com as 3pol. Sei que o Magrão vai achar uma solução, mas mesmo assim, devemos "brigar" para tirar essa exigência da categoria. Mesmo sabendo como nossos "dirigentes da arrancada", são cabeças duras!

    Mas é isso Dê, boa sorte também na reestréia do seu DT-A e um grande abraço para vc, o Cleber, meu amigo Magrão e a todos da oficina!

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  6. (André Arsenal)- Grande André! Td bem cara.
    Verdade mesmo, agora é acertar a suspensão e meter o pé! Abração!!

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  7. Impressionante como nosso regulamento a cada dia consegue ser mais sem noção carro força livre ter que ser alto é carro de rua agora.

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  8. Bela Brasília!!!
    Coxa - passei na Iguatemi Motores final de semana passado (ou retrasado ... não e lembro) comentei de você e o Roberto, dono de lá, disse que lembra de você da época de interlagos. Contei que você montou um passat e ele disse "Ixi ... passat não tem chão né!" kkkk.

    Forte abraço

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