quarta-feira, 1 de março de 2017

Treino no S.P.I.D !!!

 Como todos sabem, a pista do Sidney Frigo, o "Grandão", que fica em Itatiba no interior de São Paulo, ainda continua fechada para competições oficiais. O problema a maioria também sabe (ambiental), e não cabe a mim ficar aqui explorando a situação. O que eu sei, é que tudo que tinha que ser feito já foi concluído e basta apenas uma liberação por parte da justiça para o negócio andar. Então a pista será liberada, o problema é que eles não tem previsão de data.

 Vamos aos fatos! Recebi um convite para andar no treino particular na pista de Itatiba. Como meu carro já estava pronto, foi só conferir o alinhamento, carregar o carro e partir para a pista!

 A pista de Itatiba fica a exatos 95km da porta da minha casa, então nos deu até a liberdade de dormir em casa do sábado para o domingo, já que o treino aconteceu nestes dois dias.

Fui "puxado" pelos meus amigos Tim´s, junto com a equipe Klebinho Racing.

 Eu já conhecia o local, que é fantástico. Montamos nossa barraca e fui para a pista com a ansiedade a mil!!

 Primeira visão do "parque de diversão"!!

 Já de cara você vê equipamentos incríveis como; trator especial para tratamento, caminhão "pipa" próprio, um mini trator para limpeza de óleo, e muitos outros equipamentos de ponta. Aliás, deixa eu aproveitar essa foto, pois quem conduzia esse trator é o Alexandre Rela, administrador da pista, esse cara é um baita profissional, trabalhou muito todo o fim de semana, sempre ajudando a todos! O "Grandão" escolheu a pessoa certa para administrar o negócio. Parabéns Rela!!

 O calor estava "infernal", e já temíamos que a tração não estaria perfeita. Eles prepararam as duas pistas de forma diferente, um lado para carros com pneus radiais e outra para pneus slick.

 A pista da esquerda da foto era para pneus radiais.

 A primeira visão que você tem da pista é que muita borracha foi aplicada.

Olhem a fantástica visão da arquibancada! Paraíso!!
 
Chega de papo! Hora de acelerar!
 
Nas primeiras puxadas sentimos algo de estranho com a pista. Com as mesmas pressões do ECPA, era impossível tracionar. Fomos baixando a pressão e o tempo de liberação das mesmas e o carro continuava destracionar muito. Parecia um "tire shake", os pneus batiam no chão e o painel do carro quase caia no colo!
O Problema aconteceu com os outros carros com pneus radiais também. Já a pista dos pneus Slick estava boa, por exemplo o João Tasso do Sapinho, como o FLD preto meteu 8.0s de pista, quase igualando o recorde nacional do Sapinho no Velopark, que é de 7.9s nos 402 metros.

Como exemplo, meu carro que está na casa dos 7.0s nos 201 metros e o Gol da DNS (DT-B 75) que anda na casa dos 6.9s nos 201 metros, estávamos sofrendo para conseguir um 7.5s nos 201 e um 11.6s nos 402. O Klebinho chegou a tirar toda a pressão para eu passar uma sem ter que tirar o pé, nenhum radial virou nada no sábado, aliás meu tempo foi o melhor na casa dos 11.5s, que é alto para uma pista deste nível.

O Alexandre Rela e o Grandão nos disseram que o produto usado é o VP (gringo), e que estava dando alguma reação devido ao calor e que eles iriam tentar fazer algo para o domingo. Esse problema anda acontecendo com o produto "VP", tanto é que nos disseram que o melhor tempo até hoje de um DT-B foi de 10.5 segundos no S.P.I.D, em um treino na época do frio (junho), o recorde no Velopark para base de comparação é de 9.806s nos 402 metros. Esse mesmo produto já deu problema em outras pistas em relação a pneus radias, funciona perfeito para slicks, mas para nossos radiais não funcionam bem. A maioria das pistas utilizam o produto "Dominator" e também da "OPHIS", ambos nacionais.
A diferença entre os nacionais e o importado é que os brazucas são a base mineral e o gringo a base sintética. Na prática o gringo da menos manutenção, já que não estraga a borracha empregada na pista, e o nacional precisa de tempo em tempo remover toda a borracha que fica "podre" com a ação do produto mineral.

 Alguns DT-A participaram do treino; Cacá Daud Racing, Kadu, Motorfort, entre outros.

 Um pouco da garagem do Grandão! Dragster aspirado/nitrometâno.

 Vários Dragster Junior, já que lá acontece o curso da AG para os pilotos mirins.

 Algumas "louças" de cair o queixo!

 Motor chevy do Drag de dois lugares.

 Brinquedo do Grandão!

Bi-Turbo a criança!!!

 O Alexandre Rela passou a madrugada mexendo na pista, fez o possível e o impossível para os radiais andarem bem, mas o problema era a temperatura muito alta e um produto que não aceita os nossos pequenos radiais.

 Baixei para 11.257 segundos, mas tirando o pé na reta por diversas vezes. Até largava bem com 1.9 baixo, mas depois a roda começava a bater! Fiquei impressionado com a velocidade do Baga, mesmo sem tração, 221km/h no fim dos 402m. Imagine lá nos 10 baixos de pista, vem acima de 250km/h com certeza!

Se vocês verem o logger dessa puxada é impressionante, até entrar a quarta marcha o carro tava com 0.9 bar de pressão pra poder tracionar, na quarta entrou 1.6kg de pressão e entrou esse tempo. Para vocês terem uma idéia, no ECPA com 2.2 bar de segunda, o Passat vem tracionando tudo!

 É isso galera, valeu muito a experiência e acredito que tudo é uma questão de adaptação, o pessoal do S.P.I.D trabalhou muito e provavelmente uma troca do produto faria tudo ficar perfeito, na minha opinião. Vou ainda essa semana postar umas fotos do local em detalhes, então fiquem de olho!

 Mais algumas fotos; Dodge do Junior preparado pelo Magrão esteve por lá. Virou 6.0 segundos nos 201 metros. O carro é show de perto!

 Novo DT-C do Ivan da Motor Power, agora injetado!

 Rafa da Motorfort esteve por lá testando o DT-A.

 Grandão junto ao pessoal da DragJunior.

Muito bacana a atitude do Grandão liberando a criançada para concluir o curso junto ao pessoal da AG.

Grande abraço galera, que essa criançada abençoe a pista de Itatiba e que em breve possamos ter o prazer de ver grandes eventos acontecendo por lá.

Fotos pessoais e da Pró Negs

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