Vamos aos fatos! Recebi um convite para andar no treino particular na pista de Itatiba. Como meu carro já estava pronto, foi só conferir o alinhamento, carregar o carro e partir para a pista!
A pista de Itatiba fica a exatos 95km da porta da minha casa, então nos deu até a liberdade de dormir em casa do sábado para o domingo, já que o treino aconteceu nestes dois dias.
Fui "puxado" pelos meus amigos Tim´s, junto com a equipe Klebinho Racing.
Eu já conhecia o local, que é fantástico. Montamos nossa barraca e fui para a pista com a ansiedade a mil!!
Primeira visão do "parque de diversão"!!
Já de cara você vê equipamentos incríveis como; trator especial para tratamento, caminhão "pipa" próprio, um mini trator para limpeza de óleo, e muitos outros equipamentos de ponta. Aliás, deixa eu aproveitar essa foto, pois quem conduzia esse trator é o Alexandre Rela, administrador da pista, esse cara é um baita profissional, trabalhou muito todo o fim de semana, sempre ajudando a todos! O "Grandão" escolheu a pessoa certa para administrar o negócio. Parabéns Rela!!
O calor estava "infernal", e já temíamos que a tração não estaria perfeita. Eles prepararam as duas pistas de forma diferente, um lado para carros com pneus radiais e outra para pneus slick.
A pista da esquerda da foto era para pneus radiais.
A primeira visão que você tem da pista é que muita borracha foi aplicada.
Olhem a fantástica visão da arquibancada! Paraíso!!
Chega de papo! Hora de acelerar!
O Problema aconteceu com os outros carros com pneus radiais também. Já a pista dos pneus Slick estava boa, por exemplo o João Tasso do Sapinho, como o FLD preto meteu 8.0s de pista, quase igualando o recorde nacional do Sapinho no Velopark, que é de 7.9s nos 402 metros.
Como exemplo, meu carro que está na casa dos 7.0s nos 201 metros e o Gol da DNS (DT-B 75) que anda na casa dos 6.9s nos 201 metros, estávamos sofrendo para conseguir um 7.5s nos 201 e um 11.6s nos 402. O Klebinho chegou a tirar toda a pressão para eu passar uma sem ter que tirar o pé, nenhum radial virou nada no sábado, aliás meu tempo foi o melhor na casa dos 11.5s, que é alto para uma pista deste nível.
O Alexandre Rela e o Grandão nos disseram que o produto usado é o VP (gringo), e que estava dando alguma reação devido ao calor e que eles iriam tentar fazer algo para o domingo. Esse problema anda acontecendo com o produto "VP", tanto é que nos disseram que o melhor tempo até hoje de um DT-B foi de 10.5 segundos no S.P.I.D, em um treino na época do frio (junho), o recorde no Velopark para base de comparação é de 9.806s nos 402 metros. Esse mesmo produto já deu problema em outras pistas em relação a pneus radias, funciona perfeito para slicks, mas para nossos radiais não funcionam bem. A maioria das pistas utilizam o produto "Dominator" e também da "OPHIS", ambos nacionais.
A diferença entre os nacionais e o importado é que os brazucas são a base mineral e o gringo a base sintética. Na prática o gringo da menos manutenção, já que não estraga a borracha empregada na pista, e o nacional precisa de tempo em tempo remover toda a borracha que fica "podre" com a ação do produto mineral.
Alguns DT-A participaram do treino; Cacá Daud Racing, Kadu, Motorfort, entre outros.
Um pouco da garagem do Grandão! Dragster aspirado/nitrometâno.
Vários Dragster Junior, já que lá acontece o curso da AG para os pilotos mirins.
Algumas "louças" de cair o queixo!
Motor chevy do Drag de dois lugares.
Brinquedo do Grandão!
Bi-Turbo a criança!!!
O Alexandre Rela passou a madrugada mexendo na pista, fez o possível e o impossível para os radiais andarem bem, mas o problema era a temperatura muito alta e um produto que não aceita os nossos pequenos radiais.
Baixei para 11.257 segundos, mas tirando o pé na reta por diversas vezes. Até largava bem com 1.9 baixo, mas depois a roda começava a bater! Fiquei impressionado com a velocidade do Baga, mesmo sem tração, 221km/h no fim dos 402m. Imagine lá nos 10 baixos de pista, vem acima de 250km/h com certeza!
Se vocês verem o logger dessa puxada é impressionante, até entrar a quarta marcha o carro tava com 0.9 bar de pressão pra poder tracionar, na quarta entrou 1.6kg de pressão e entrou esse tempo. Para vocês terem uma idéia, no ECPA com 2.2 bar de segunda, o Passat vem tracionando tudo!
É isso galera, valeu muito a experiência e acredito que tudo é uma questão de adaptação, o pessoal do S.P.I.D trabalhou muito e provavelmente uma troca do produto faria tudo ficar perfeito, na minha opinião. Vou ainda essa semana postar umas fotos do local em detalhes, então fiquem de olho!
Mais algumas fotos; Dodge do Junior preparado pelo Magrão esteve por lá. Virou 6.0 segundos nos 201 metros. O carro é show de perto!
Novo DT-C do Ivan da Motor Power, agora injetado!
Rafa da Motorfort esteve por lá testando o DT-A.
Grandão junto ao pessoal da DragJunior.
Muito bacana a atitude do Grandão liberando a criançada para concluir o curso junto ao pessoal da AG.
Grande abraço galera, que essa criançada abençoe a pista de Itatiba e que em breve possamos ter o prazer de ver grandes eventos acontecendo por lá.
Fotos pessoais e da Pró Negs
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