segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Festival Força Livre de Arrancada 2013 (histórico da prova) !!!

Fala galera! Nos dias 12, 13, 14 e 15 de dezembro, participamos pela primeira vez de uma prova de 402 metros com o passatão. Nada mais, nada menos, do que o festival força livre de arrancada 2013 em Curitiba. A última vez em que participei de uma prova de 402 metros, foi justamente em Curitiba, no ano de 2005 (oito anos atrás), então vocês imaginem a vontade que eu estava de acelerar de novo na pista do AIC. Saímos logo na quarta feira anterior a prova, na foto acima a "cegonhinha" do nosso amigo Buda que levou os carros. Além do passatão by Klebinho, foram também o chevette do Aranha que é preparado pelo Magrão e o gol DT-B do Gordinho, preparado pela Rápidos. Todos preparadores de Limeira e parceiros nossos.


Chegada na quarta feira, lavadinha nas crianças, Klebinho e Junior no trato!

Na quinta feira começaram os treinos e eu fui direto pra pista ver do que o passat era capaz! Ainda solitário na pista, na primeira puxada o "baga" largou com 2,105 de 60 pés e nesta largada a segunda não entrou, abortei a puxada.


O tempo estava feio, mais para chuva do que sol, mas acabamos tendo sorte, tempo nublado e nenhuma chuva até o fim dos treinos. Segunda puxada dos treinos e nosso objetivo de entrar na casa dos 11 segundos com um passat DT-B foi cumprido, 11,726 segundos, com parciais de 2,087 nos 60 pés, 5,378 nos 100 metros, 7,893 nos duzentos e 9,920 nos 302 metros. Incrível para um carro pesado, com turbina e comando nacional, rodando no álcool de posto. O legal é que no fim desta segunda puxada fiquei emocionado, o prazer de acelerar nos 402 metros é algo incomparável em nem me lembrava mais. Tive que me segurar para não chorar ao ver esse velhinho passando a mais de 200 km/h e reto que nem uma bala! Parabéns ao Klebinho pelo objetivo cumprido, 7 segundos nos 200 e 11 nos 400!

No box ficamos muito contentes com a puxada, o passat passou sem pressão (por volta de 1,8kg total) e mostrou que estava sobrando. Era o Klebinho acertar alguns pontos e ir pra próxima puxada.


Levei quase dois passats em peças!

 Mais alguns acertos do Klebinho.


Terceira puxada dos treinos o Klebinho colocou mais pressão e acertou alguns pontos do controle de tração. O resultado foi fantástico, 11,588 segundos de pista, isso que bem no fim da última fotocélula a abraçadeira da pressurização estourou, o carro perdeu pressão antes da marcação final. Com o acerto de controle o passat entrou 2,065 de 60 pés e veio 5,3 - 7,8 - 9,8s. Tempo fantástico para o passat. O logger nos mostrou que o carro veio na falta e o Klebinho descobriu o porque. Eu uso 6 bombas de gti e uma delas queimou antes da largada, quando isso aconteceu, um fusível se queimou junto, parando mais duas bombas, o resultado foi que passei com apenas três bombas, um verdadeiro perigo em termos de falta de combustível.

Fim do treino de quinta e trocamos a bomba danificada, mais uma tapa do Guilherme irmão do Klebinho que é especializado em parte elétrica e o passat ficou "tinindo"!

Instalamos o para quedas para a segurança em caso de alguma "perdida" no fim da reta.

Box a noite, muito trampo pra deixar tudo em ordem para a sexta-feira.

No nosso box estava o nosso amigo Alê da AR POWER, preparador de Maringá, cara gente fina demais e sempre parceiro nosso no box do ECPA. Ele dando uma mão e conferindo o alinhamento.

 Motor do gol DT-B que o Alê prepara.

Gol numero 72, do Junior Palma, o pequeno grande homem, parceiro 1000% no box 11. Abração Junior!!

Sexta feira fomos para o treino com tudo certo, pra não forçar o carro demais o Klebinho deixou a pressão final de turbo baixa;

..mais um tapa no controle de tração e o passat veio bonito nos 60 pés, 2,042 - 5,313 nos 100, 7,799 nos 201 e mesmo passando sem pressão, apenas 205km/h, o carro entrou 11,621 segundos.

 Segunda puxada do treino da sexta.

 Tome burnout!!!

Mais uma boa largada, 2,0 - 5,3 - 7,8 - 11,6!

 Agora é valendo, na sexta feira teve a primeira puxada das oficiais do fim de semana. Revisão do Klebinho no passat, mais pressão e vamo pro pau!!!

 Guilherme acompanhando o burnout do passat!

Tome fumaça!!!

Nessa primeira bateria oficial, no momento que dei no botão do corte, em vez de acionar o limite de giro, o botão falhou e não carregou o necessário para a largada, o carro matou e tirei o pé voltando para o box. Falhar justo na oficial, mas faz parte do show. Trocamos o botão logo em seguida a puxada.

 Na sexta, tempo pra uma fotinha com o Klebinho estragando rsrs;

 Agora foi, hehe!

Parceiros inseparáveis: Hot Flow cabeçotes do meu amigo André e a latinha de Skol, é claro, hehe.

 Segunda puxada oficial, agora já no sábado.

 Tudo pronto, agora com o botão do corte funcionando e.............

 ...Paft!!! Quebrou um bolachão da homocinética, decepando todos os parafusos.

O passat nem saiu do lugar, como da para se ver no tempo do papel.

Essa foi minha visão retornando ao box..rsrs!!

Segunda puxada do sábado e terceira oficial. Estávamos sem classificação, devido as duas valendo uma ter matado e outra quebrado o bolachão, agora é tudo ou nada, precisávamos nos classificar pelo menos entre os 32 primeiros, pois seria mata-mata depois. A DT-B estava com mais de 70 carros inscritos.



Burnout pra garantir que vai largar legal. Coração na boca e o passat largou apagado, mesmo assim acelerei tudo, pois precisava dessa classificação.

Mesmo apagando no sinal entrando 2,2 de 60 pés, o passat veio bem. Tirou pra cima entrando 7,9 e fechando 11,729 segundos com 0,191 de reação = 11,920 segundos total, classificando em 33º, isso mesmo, um atrás de se classificar pro mata-mata. Por sorte teve desclassificações de outros pilotos e acabei conseguindo entrar entre os 30. Ufa!

Domingo e por decisão dos dirigentes as puxadas do mata-mata foram canceladas, dando mais uma puxada para todos + a final com os dez melhores.


André (HotFlow), Klebinho e Gui.

Da esquerda para a direita: Baiano, Gustavinho, André, Klebinho, Gui, Juninho e Alê.

Turma do Alê, tudo gente boa.

 No Domingo última puxada pra tentar se classificar entre os 10 na final. O Klebinho revisou o carro inteiro tentando achar o motivo de estar "matando" na largada. Ele não achou nada claro e mesmo assim aumentou o giro de largada e pressão, mas algo estava errado.

 Foto linda do burnout com a arquibancada lotada no domingo.

 Tudo ok e o passat até largou....

..mas deu uma apagada de novo na largada e veio meio apagado, passando nos 11,8 segundos. Logo depois da puxada o Klebinho levantou o carro no box e procurou algo de errado e finalmente ele achou. Na quebra do bolachão, um parafuso acabou danificando o escape, que fez a perda de pressão nas largadas que o carro apagou. Uma pena, mas como sempre digo, faz parte do show. Terminamos essa primeira experiência de forma 100% positiva, com um passat 1974 andando junto com os melhores DT-B do Brasil. Já marcamos um retorno para Curitiba, em uma das etapas do paranaense de 2014. Vamo que vamo!

Abaixo mais algumas fotos da prova;

 Flagra da Gopro, em breve eu posto alguns vídeos.

 Um belo passat no box ao lado do meu.

 Olha o paninho na mão, sempre limpando!

 Meu grande amigo Maicon "bomba" e sua namorada a Lu.

 Mais uma do Bombeta e da Lu. Abraço parceiro!


 Belas fotos da caranga.

 Klebinho Racing!

 Largada do passat e do gol do Klebão da Espaço Motor.

Injepro deu show, montaram uma barraca ao lado das largadas, oferecendo água gelada de graça para todos os pilotos.

 Klebinho ajudou o Aranha, já que o Magrão não pode estar presente na prova.

 Grande gordinho! Moleque especial!

 Gol do nosso amigo e parceiro Murilo Boassalan. Cara gente fina demais!

Gol do Gordinho em ação.

 Gol do Junior na pista.

Termino essa postagem com essa bela foto, agradecendo a todos que ajudaram a torcer e que fizeram algo direta e indiretamente pelo passat. Um grande abraço a todos e que venha 2014!

Fotos: Dragster Brasil, Autodynamics, Power Atomic e Luís Fendt.

9 comentários:

  1. É ISSO AI COXA!!!
    PARABÉNS.
    ABRAÇÃO.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns coxa vc é guerreiro me identifico muito com seus comentários na race master muito bom o tempo do passatão em breve vamos andar juntos em pirá se deus quiser bom ano novo para todos nos ass DUDU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (DUDU) Valeu Dudu, obrigado pelas palavras! Estamos esperando vc em Pira, se precisar de algo é só falar!

      Abração!!!

      Excluir
  3. Parabens Coxa, show a estreia nos 402 mts... nao estive presente no festival, mas estamos quebrando os cofrinhos aqui em casa para ir no Festival de ECPA. Ai podemos tirar uma foto das maquinas lado a lado... um otimo 2014 com 100% TPS e muitos realizações. abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Paulo! Estamos esperando vc aqui, será um prazer ver esse gol novo de perto, com certeza ficou um dos mais bonitos e bem montados da DT-B.
      Eu acho que não ando com o passat no festival, pois uma semana antes vou andar no Grandão, num treininho que vai rolar. Mas estaremos lá de qualquer forma. Seja bem vindo novamente!

      Abração!!

      Excluir
  4. Primeiro post no blog,,, dah orgulho de ver um passat andando assim na arrancada :D, queria tirar um dúvida com você, também tenho um passat, é um ls 77 , é1.9 turbo forjado biela pistao e pino, uso uma master power .50 carburador weber 40, ando com 1.5kg no pé e 2kg no booster, uso ele na rua, quando tem arrancada aqui em cascavel paraná vou brincar na reta, porém meu carro destraciona muito a frente dele fica muito boba e leva
    e, em 4 ele patina, alguns falam que é por causa da estrutura do carro que é mais fraca, eu uso aro 15 e pneus firestone firewalk, você tem alguma dica para diminuir essa falta de tração, algum trabalho de leve na suspensao, ou um reforço na estrutura do carro, lembrando que ele é mais de rua que pista.
    Abraços coxa..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Guilherme blz, como vc sabe não é fácil fazer um passat tracionar, ainda mais com um turbina .50 que pega rápido e faz o carro destracionar mais ainda.

      Sobre a estrutura ser fraca é besteira, na verdade o passat é fora de proporção, ou seja, tem muito peso na traseira, enquanto os gols tem bem menos peso na traseira.

      Um boa dica é colocar peso na frente (chumbo) e limpar a traseira, todo peso morto, vc também pode dar uma aumentada na turbina, pra ser mais progressiva e destracionar menos. Na suspensão faça o padrão Guilherme, use amortecedores preparados e as buchas de nylon, ou alumínio. Use uma barra de estrutura entre as torres dianteiras pra não rachar o passatão no meio, hehe, afinal é um carro de 37 anos.

      Já as barras de tração é opção, eu uso, mas não é fundamental não.

      Outra coisa são os pneus, use o mais largo e alto possível, tipo 205/65-15, se for baixo (50) não vira nada.

      Acho que é por ai, espero ter ajudado.

      Grande abraço!!

      Excluir
    2. Ajudou muito, já vou começar a trabalhar essa parte do passatão, obrigado pela resposta coxa, se um dia tiver oportunidade de arrancar em cascavel venha, pois a reta de concreto está fazendo sucesso por aqui!!
      abraços..

      Excluir