quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Temos que estar preparados !!!

 Em janeiro de 2013 no Festival ECPA de arrancada, passei por uma situação parecida com a que sofreu o piloto André Minoru. 

 Na época meu carro era praticamente de rua, andava no álcool, não tinha paraquedas e passava no máximo a 162km/h. Larguei na mesma pista que o André sofreu o acidente e no fim da reta meu acelerador enroscou do mesmo jeito que aconteceu com ele. No meu caso um dos parafusos que prendem a borboleta se soltou, quando pisei 100% no acelerador a borboleta deslocou e travou aberta.

 A diferença foram 60km/h a mais de velocidade no Gol do André, que passou a 220km/h. Aí da para ver a gravidade da situação dele, pois eu com 60km/h a menos, tive um imenso trabalho para parar.

 Mesmo com os 350 metros de frenagem do ECPA, que é uma boa área para uma pista de 201 metros, até você pensar como deve agir, esses 350 metros passam que nem uma bala!

 Quando enroscou, tive a reação de dar na embreagem e desligar o carro, mesmo assim me perdi e invadi a pista do lado esquerdo. A sorte é que o Gol da Dragster de Curitiba tinha apagado na largada e ele vinha atrás, mesmo assim o piloto foi hábil e abriu o paraquedas para ajudar. Mas caso ele tivesse largado bem, provavelmente bateria nele no fim da reta.

 Parei antes de entrar na brita, mas o susto está gravado na minha mente até hoje. Atualmente passo com 25km/h a mais que naquela época, então tenho que estar ainda mais concentrado para qualquer eventualidade mecânica.
Já no caso do André, a velocidade muito alta foi a inimiga de qualquer decisão, infelizmente.

Para vocês terem uma idéia da força que fiz para parar, mesmo a 160km/h, entortei a haste do servo freio no pé. Hoje aprendi que tenho que abrir o paraquedas em todas as puxadas, independente de qualquer coisa. A verdade é que temos que simular eventuais situações, para quando acontecer estejamos preparados. Temos que melhorar a segurança dos carros, das pistas e mudarmos o modo de pensar, ou seja, focar antes na segurança e depois na performance. Abraço a todos!

Fotos: Martín Premoli (Kmesporte) e Patrick (PowerAtomic).

6 comentários:

  1. ola amigo

    peço uma ajuda sua... possuo um voyage 4p 95 turbo e estou com um problema difícil de resolver...

    toda vez que acelero ele puxa p lado do motorista... se tiro o pé ou ando devagar ele anda bem reto... só quando acelero ele faz...
    suspensão impacto turbo, buxas de pu, não possui folgas em nada, nem rachaduras... fizemos varias regulagens de caster, abertura, algumas seguindo dicas de outros colegas e não melhorou... não faço i

    poderia me dar algumas sugestões do que verificar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente tem algo errado na traseira e não na dianteira. Leve em algum alinhador que alinhe a roda traseira.
      Primeiro ele vai ver como está o alinhamento na máquina, depois se tiver errado é possível acertar com calços atrás da ponta de eixo traseira. Procedimento normal e muito usado pela VW.
      Mas em alguns casos, o eixo está muito torto, provavelmente de alguma pancada, ai o correto é trocar o eixo inteiro, e depois alinhar com a medida original de fábrica, que é o mais indicado para os VW.
      Se isso ainda não resolver tem que ver o alinhamento do monobloco, se está zerado.

      Abraço!

      Excluir
    2. verifiquei hoje a geometria em 2 locais diferentes... ambas sao aquelas digitais... esta tudo correto... pouquissima diferebnça...

      pode ser o diferencial??
      ele é o original ainda... e possui um pouco de folga

      abç

      Excluir
    3. Pode ser muita coisa. Mas pode ser o diferencial sim. Vcs vão ter que trocar e procurar o problema. Talvez um blocante de qualidade (que transfere 100* igual pras duas rodas, e conferir tudo na frente, desde pequenas folhas até problemas maiores como algo no monobloco do carro.

      Abraço

      Excluir
  2. verificamos o óleo da caixa e faltava 200 ml... completamos e sair testar.... melhorour o problema em 90% !!
    acredito q seja o diferencial mesmo...
    peguei um blocante pastilhado bertolotti para garantir...

    agradeço suas dicas... obrigado

    ResponderExcluir