sexta-feira, 25 de maio de 2012

"Carro Engraçado" !!!


 Os primeiros Funny Cars, ainda com o eixo pra frente.


Idéia extrema!! Eixo para frente e motor para trás!





E o jeito certo. Apenas o motor para trás, mantendo a beleza dos carros e a funcionalidade da idéia nos anos 70.

Funny car de John Force nos dias de hoje.

Eu sei que muita gente já deve saber do porque dos Funny Cars (carros engraçados) se chamarem assim. Mas como sei que muita gente não sabe vou resumir a história. No começo da década de 60, pilotos em busca por tempos mais baixos, começaram a usar a "engenharia" para fazer os carros tracionarem mais nas pistas do passado. A primeira idéia veio em aproximar o eixo traseiro do conjunto motor e câmbio, com o intuito de deixar o peso do motor mais em cima do eixo traseiro, consequentemente aumentando a tração. Com isso os americanos moviam o eixo do local original, levando a roda de trás para frente, deixando o carro mais curto e esquisito! Era feito um serviço de funilaria, deixando o comprimento original do carro, mas com o eixo deslocado para frente. Existiam ainda os que deslocavam o eixo dianteiro para frente, colocando ainda mais peso no eixo traseiro. Logo os próprios criadores apelidaram os carros de "Funny Car", carro engraçado! Como o resultado foi imediato e já colocou carros na casa dos 6 segundos na década de 60, eles começaram a pensar em como não deixar carro tão "feio" assim, continuando a manter a mesma tração. "Bum", pensaram!! "Porque não trazer o motor pra cima do eixo e não o eixo para perto do motor!" Com isso, os motores foram parar praticamente dentro do carro, mantendo o mesmo resultado, mas deixando os carros muito mais bonitos. Teve ainda uma "fase" em que eles moviam o eixo para frente e o motor para trás, mas os carros eram incontroláveis na reta.
Desde a década de 60, a categoria Funny Car é a preferida dos americanos, pois mantem a cara de "carro", com os mesmos motores da categoria Top Fuel, onde no resumo é um motor aparafusado num monte de canos! Eu sou Funny Car até a morte, mas infelizmente temos poucos carros por aqui, pois nossas pistas ainda não tem a tração necessária para esse tipo de carro. Minha torcida é ver o Funny do "Barba" da RacePower, puxando na pista do Grandão (S.P.I.D) quando aquela "bagaça" for inaugurada! Abraço a todos!!

3 comentários:

  1. O Corvair ali está com o motor muito pra frente, o lugar dele era lá atras.. igual os fuscas...rsrs
    http://www.flysquirrel.net/AlamoCollege/P1010025.JPG

    []s
    Estevam

    ResponderExcluir
  2. (Estevam)- Então Estevam, fiquei na duvida se o da foto que postei era um Corvair mesmo, parece que tem umas linhas diferentes. Mas pela cara é um Corvair mesmo.

    Abraço!!

    ResponderExcluir
  3. Vou fazer isso no meu futuro carro antigo , Mas sendo de rua claro Kk'
    Eu sou dragster e Gasser até morre <3

    ResponderExcluir