quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Festival ECPA 2014 (histórico da prova) !!!

Fala galera! Neste último fim de semana, aconteceu o Festival ECPA 2014 de arrancada em Piracicaba e a pista do interior paulista mostrou que não estava para brincadeira. Muitas mudanças neste ano, a principal é que agora o ECPA comporta provas noturnas, ou seja, se a prova não for cumprida no período diurno, ela poderá se estender até a noite. Nesta etapa, por exemplo, com mais de 180 carros, a prova foi até as 22:30 da sexta feira, até a meia noite do sábado e no domingo terminou as dez da noite. Eu particularmente adoro acelerar a noite e foi uma experiência que não sentia a anos. Outra mudança foram as melhorias na arquibancada que voltou a receber uma cobertura em uma parte da reta e uma nova cabine para o pessoal da cronometragem, que vai contar com ar condicionado e vidro para rebater o barulho dos carros. Teremos mudanças neste ano na estrutura da pista, mas por enquanto vamos esperar por mais notícias. Sei que teremos obras na arquibancada, no pré-alinhamento e box na parte de baixo da pista. O ECPA vem com tudo em 2014!
 
Começamos o ano com o passatão DT-B recebendo novidades. O Klebinho instalou uma nova turbina no baga, numa parceria com o Juninho da Speed Turbos e com o Marcelão da New Turbos, o baga recebeu uma Auto Avionics modelo A40.2, essa turbina tem uma ótima configuração para carros de rua e de pista.
 
Para vocês saberem da diferença entre a antiga HX-40 e a A40.2, na HX o eixo era de 64 milímetros e o rotor com 60mm. Na A40.2 o eixo tem 67mm e o rotor 65mm.
 
 Auto Avionics no passatão!

 Soldei um cotovelo para instalar a turbina.


 
No local nas fotos acima, já instalada.
 
 Na sexta-feira chegamos para o treino, na foto o querido Vandão da Injepro que estava presente nesta etapa.

 O passat pronto pro fim de semana.

Gol DES 9,5 do "Baiano" de Pira. Só o passat e o gol representaram o Klebinho nesta etapa, os outros carros da equipe estão passando por mudanças para a primeira etapa do campeonato que acontece em março.
 
 Na sexta feira fiz a primeira puxada e o carro ainda nos primeiros acertos com a nova turbina, entrou 8,110 segundos, com menos de 1,2 kg de pressão.

 Sexta a noite. Olhem o clima da prova noturna. Sensacional !!!

Na segunda puxada do treino noturno, entrei 8,035 segundos, ainda com pressão baixa. Nesta já entrou 2,1 baixos de 60pés.
 
 Sábado de manhã e o Klebinho fez uns acertos de controle de tração, fiz uma passada de 8,0s novamente e outra já nos 7 segundos. Agora era hora das passadas oficiais e o Klebinho meteu pressão na bagaça!!!!

 Estou usando minha Injepro atualizada, agora com módulo burnout. Olha o resultado..hehe!!


 Nesta primeira puxada valendo entrei 2,104 de 60 pés, 5,365 de 100 metros e 7,845 de pista! A nova turbina começou a mostrar a cara, hehe. Tempo pra ficar entre os 10 na primeira puxada, mas nesta eu queimei a largada por - 0,015.

Será que é o passat no sábado a noite? Na puxada noturna eu queimei mais uma vez, tentando sair numa reação baixa pra classificar bem. Entrei nesta puxada 7,872 segundos, mais uma na casa dos 7,8s.

Bela foto!
 
Klebinho Racing! Grande cara, mostrando que colocou um passat entre os melhores DT-B do Brasil.
 
Domingão já cheguei concentrado para acertar uma reação baixa.
 
 Terceira puxada oficial. Nesta eu acertei tudo, 0,032 segundos de reação, 2,098 de 60 pés, 5,352 de 100 metros e 7,818 segundos de pista. Esta largada me colocou entre os 12 primeiros, sendo que a DT-B estava com um numero recorde de 65 carros!

 Quarta bateria oficial. Última chance pra se classificar entre os 8 para o mata-mata. Nesta o passat estava perfeito, mas a pista estava ruim.

 Oh menino lindo!!!

 "Burnoutinho"!!



Burnout NOTA 10! Nesta puxada o passat destracionou muito na reta, a pista não estava legal, mesmo assim entrei 7,829 segundos. Tempo ótimo para o momento. Terminei essa primeira etapa com as novas configurações em 15° lugar entre os 65 carros, uma honra para o único passat da categoria!
 
O "Baiano" ficou em terceiro na categoria Desafio, com o tempo de 9,522 segundos. Sempre entre os primeiros! Parabéns Baiano!!
 
Termino esta postagem agradecendo a todos que me ajudam a fazer o que mais amo na vida. Obrigado ao Klebinho e ao Gui pela dedicação no carro e a todos meus patrocinadores; AFP, INJEPRO, SAPINHO, NEWTURBO, AUTO AVIONICS, NOOPCAR, HOTFLOW, DISPLATÔ, ECPA, DINÂMICA, CRONOMAC e MARCELINHO PARTS!.....É NÓIS!!!!!!!!!!

15 comentários:

  1. Dae coxa....

    As provas noturnas são sempre um show a parte (vamos sentir saudades do VP)

    gostei dos burn...de verdade agora né.

    Parabéns pela prova...segue no rumo certo.

    Abraçooo

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    1. Fala Du!

      Uma pena mesmo o VP estar nesta situação, não da pra acreditar, principalmente pelo ano de 2013, que foi um sucesso no VP.

      Valeu pelas palavras, vamos pra novas configurações na próxima, sempre baixando os tempos.

      Abraço e te espero pra uma visita por aqui!

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  2. É um pecado né coxa...o troço tava funcionando 100%, mas fazer o que...

    Bha...a visita ai eu tava esperando a inauguração da SPID....mas essa tbm ta complicado né

    mas uma hra eu vou ai, ver o passatezão na pista...

    abração pra ti

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    1. Então Du, nem me fale, bota pecado nisso. Uma pena, mas vamos esperar, quem sabe o VP não aluga pra algum promotor e faz o troço virar de novo. Vamos aguardar.

      O SPID ta complicado, se um cara daquele, com toda grana que tem não consegue liberar, quem vai conseguir? Mas, como no caso do VP, vamos esperar pra ver.

      Estou de aguardando aqui, vem tomar umas no meu box! Abração Du!

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  3. Chegou passar o carro no dinamometro com este turbo Auto Avionics? Qual potencia e torque possuia o motor antes de HX 40 e agora com este novo turbo?

    Segue usando a mesma pressão de turbo final com ambos?

    Qual seus relatos de um comparativo entre estes dois turbos?


    Fernando basrcelos

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    1. Fala Fernando.

      Ainda não passei o carro no Dino, com a HX40 só passei o carro com o motor 1.9 antigo, hoje ando de 2.0. Naquela época o motor rendeu 565cv na roda e 640 no motor, com 70kg de torque, com 2,4kg de pressão final. Isso no álcool de posto.

      Hoje de 2.0 com a Auto Avionics, o carro deve estar com mais de 700cv no motor, algo em torno de 600 e poucos na roda, só o torque que não da pra imaginar e continua com álcool de posto.

      Vou passar com a nova turbina e posto os resultados.

      Sobre a pressão é a mesma que estou usando (em torno de 2,4kg), o carro agora é mais constante, tanto é que virei 4 vezes 7,8s. A HX era mais violenta, ela abre muito rápido e faz o carro destracionar.

      Achei em comparação uma com a outra, a autoavionics deixa o carro mais "esperto", e é muito constante. Já a HX40 também é boa, mas é muito explosiva, da trabalho pra fazer tracionar o carro. É isso ai!

      link do dia que passei o carro no dino: http://coxa455.blogspot.com.br/2012/06/passat-no-dinamometro.html

      Abraço!

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  4. O carro esta cada vez melhor muito constante coxa!

    Poste um opinião referente a esta turbina que estamos no mercado agora que começou a usar?

    No seu carro, como ficou a pegada, anda com mais de 3kg de turbo?

    diogo

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    1. Fala Diogo, td blz!

      Como falei acima para o Fernando, a turbina é muito constante, não é explosiva que nem a HX, pega muito e vem pressão pra cacete, mas de forma constante.

      Andei com o máximo de 2,7kg e o carro veio animal no fim da reta, gostei muito deste modelo.

      Em breve vou postar todos os modelos disponíveis da marca AutoAvionics.

      Abração Diogo!

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  5. Coxa vc como anda na dt-b, estou montando um para min!
    AP 2.0 turbo forjado, injetado, cabeçote feito com comando 0350T(296º sam cams)...., Seu motor 2.0 gira corta RPM de alta em quanto? Será que se eu gira 7.900RPM seria pouco?

    Rafael Da silva dt-b/554

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    1. Fala Rafael, td blz!

      Pra vc ter uma idéia, estou trocando de marcha a 8.200rpm. A troca depende muito de um motor para o outro.

      Já troquei com 7.700, pois devido a uma relação de câmbio e um comando pequeno era mais vantagem. Hoje estou de comando maior e estou trocando com 8.100 a 8.200 rpm. Depende muito da relação de câmbio e oque o motor gira.

      7.900rpm ta muito bom, até 8mil é legal. Mas o bom é ver num dinamômetro, o quanto seu carro segura o giro, veja onde ele para de render em relação ao motor e a troca de marcha, e deixe o giro na hora certa pra render legal.

      Abraço

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  6. Coxa o que deve levar em consideração para escalonar um cambio corretamente?Não tenho como passar o carro no dinamômetro por aqui, e sempre vejo uns comentários que o cambio, as trocas de marcha tem que sempre ser acima do rpm de torque máximo, outros falam que na pista esta forma não rola na pratica/pista, o que vc acha?
    Vc usa chumbo ainda no seu carro?

    Rafael Da silva dt-b/554

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    1. Rafael, para vc usar um câmbio correto, deve se levar em conta a matemática, ou seja, tem que se levar em conta tudo, o diâmetro do pneu, a largura do pneu, a relação do diferencial, etc, etc. Existe um programinha no site do sapinho pra vc calcular a sua relação. Lá vc vai ver a velocidade que o carro está em cada marcha, e o principal, o quanto o giro cai nas trocas de marcha, tem uma porcentagem que vai te ajudar a decidir.

      Vai la na lista de relações que o sapinho vende, coloque a relação no programa com as medidas da sua roda, pneus e diferencial e tire as suas duvidas.

      Link do programa: http://www.sapinhocambios.com.br/calculos03.html

      Por exemplo, se seu carro tem um torque baixo e uma relação que a queda de uma marcha para a outra seja grande é provável que o carro fique com um buraco nas trocas de marcha. Se tiver um torque bom, ele vai cair menos o giro, mesmo que a relação seja mais longa, com mais distancia de uma marcha para a outra.

      Uso chumbo no passat, pois o carro fica na proporção com o chumbo, o meu tem uns 40 a 50 kg.

      Abraço!!

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  7. Coxa, vc me indicaria uma relação para usar por aqui?

    Pelo que vejo não foge muito as relações o pessoal usa quase a mesma coisa!

    E para não gastar errado, vejo se já pego uma relação certa!

    Rafael Da silva dt-b/554

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    1. Fala Rafael,

      Olha eu te indico começar com uma relação na casa dos 2,55 de primeira. Pode ser:

      2,55 x 1,64 x 1,26 x 0,94

      ou: 2,66 x 1,69 x 1,29 x 1,00

      São ótimas relações!

      Abraço!

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  8. coxa estou montando um gol 1.8 jorjado com turbina .50/82 com cabecote preparado estou em duvida do comando se monto um 350t/296 ou 033t/290 eos bicos trick flow 120 ou bosch 210 se vc tiver outra opiniao me ajuda ai valeu obrigado

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