quinta-feira, 5 de maio de 2016

2ª Etapa ECPA 2016 (histórico da prova) !!!

Depois de mais de 9 meses passando por mudanças, finalmente ele estava pronto para a segunda etapa do ECPA de Arrancada 2016. Desta vez o Passat partiu para um lado mais profissional, ou seja, mais competitivo na pista, como já tinha dito em outro post, agora o Passat vem no "tudoquedá"!
Como tínhamos muito trabalho, faltou alguns itens para ficar 100% pronto, que vamos terminar antes da terceira etapa no próximo mês.
Antes o carro andava no álcool, com tanque de combustível original, tinha itens como marcador de combustível, parte elétrica toda original funcionando, acabamentos de carro de rua, como velocímetro, limpador de para-brisa, ainda tem banco de competição pesado, 6 bombas de "Gti", etc, etc. Com essa configuração chegou a andar a um ano atrás na casa dos 7.4s baixos, com parciais de 1,9 de 60 pés e 5,0 baixo nos 100 metros.
Agora o carro se tornou "Racing"; com metanol e se necessitar + "todynho", tanque de alumínio, acabamentos apenas que o regulamento exigem, bomba de combustível Pro, rodas 8" pol, bloco de Golf, banco de alumínio, suspensão Top de pista e o carro passou por mais alívio de peso permitido no regulamento. Tudo isso e mais um pouco pra andar nos 7 baixos, já que a categoria está mais competitiva que nunca!

 Na etapa estavam, meu Passat DT-B,

 o Fusca TT-B do Juninho,

 o Gol DT-C do Alex,

 o Gol DT-B dos Tim´s,

e o novo Gol DES8,5 do Baiano.

Que emoção estar de volta, cheguei tarde na sexta-feira, então só treinei no sábado de manhã.

Aquela conversa antes das largadas com os amigos no pré-alinhamento.

  Primeira largada no carro só pra "passear", já largando de 2.0s!

 Na segunda o Klebinho colocou pressão;

O carro largou de 2.059 e antes dos 100 metros "apagou", desligou o motor! Entrou mesmo assim 5.2 baixo nos 100m. Levei o carro rebocado para o box e vimos que o fio do sensor de rotação derreteu no escape.

 Bela foto do nosso amigo Gustavinho.

 As puxadas do sábado começaram a acontecer, mas o Passat mesmo com a troca do sensor, não queria funcionar.

Fim do dia com um belo por do sol no ECPA e o trabalho para resolver o problema foi para a noite.

O Klebinho e o Gui passaram a noite procurando a causa da pane elétrica e por fim acharam o problema. Com o curto do fio do sensor de rotação, a injeção foi danificada, além de ter queimado também o sensor do TPS. No fim da noite de sábado o carro estava funcionando novamente.

Além de trabalhar, a noite é hora de comer churrasco e botar o papo em dia!

Domingo de manhã o meu amigo Vinão dando um trato na caranga! Amigos que vão para ajudar, isso não tem preço!

 Domingão e terceira passada válida, primeira do Passat na corrida.

 A vistoria dos pneus foi extremamente rigorosa na DT-B, TWI com mínimo de 2mm e 12 libras em todos os pneus, tudo feito pelos comissários de prova.

 Klebinho, Gui e Berto! Irmãos na pista!

Grande Gal!! Esse é o cara!!

 Da esquerda para a direita; Tim (Maurinho), Berto, Guilherme e esse que voz escreve!

Bela foto do Rodrigo da Autodynamics!

Saudade de um burnout!

 Então tome!!

Sem parâmetros, pois não tínhamos feito nenhuma passada no sábado. Na largada o Passat "apagou" na largada, mesmo assim veio 2.059s de 60 pés e antes dos 100 metros o carro deu um corte de ignição, tirei o pé para não danificar nada.

 Essa prova foi um marco na história do ECPA, por tantas vezes criticada por sua falta de "grip", desta vez a conversa foi diferente! Juninho revolucionou o tratamento de pista no ECPA!

A Daniela e o Fred, proprietários e responsáveis pela organização das provas, mostraram como são profissionais, em menos de um ano transformaram o ECPA com atitudes corretas.
Contrataram o Junior para o tratamento de pista, colocaram uma nova supervisão com a Liga Paulista de Automobilismo, corrigiram a vistoria que hoje liderada pelo Carlão está muito mais atenta a qualquer item fora de regulamento, colocaram o Pepe locutor na pista que traz muito mais emoção a corrida, o diretor de prova não preciso nem comentar, o sempre competente Rodrigo, nota 1000 na condução de prova e ainda liberaram o alinhamento pelo lado oposto de antes, que deu muito mais organização e espaço para o pré-alinhamento. Parabéns ao casal!
Os resultados foram; seis passagens na casa dos 6 segundos na DT-B, sendo o recorde nacional nos 201 metros com 6.914s do Adriano Guizzardi (Kadu Racing), recorde também na TT-B (5.512s, recorde nacional do Tinho da Rápidos), recorde na DT-A (Edvan 6.079s), recorde na TST (6.425s do Alan da Rápidos) e recorde na TO (Wellington 6.813s da Power Place). Show!!

 Bom, última puxada possível de classificação no mata-mata, e eu ainda não tinha conseguido passar nenhuma devido aos problemas elétricos.

 Tudo ok até então!! rsrs!!

 No momento que dei no corte do burnout! Os selenoideis não funcionaram.

Empurramos o carro pro lado da pista pra tentar resolver....

 ...mas! Não deu, a pane elétrica resolveu aparecer novamente.

Fim de corrida, é voltar pro box e resolver tudo para a próxima etapa. Não é fácil quando acontece esse tipo de problema, mas como é reestreia do carro é até compreensível que as coisas ainda não estejam no seu devido lugar. Confio em vocês, Klebinho e Gui, vai dar tudo certo!
Vamos para a próxima com fé em Deus e muito trabalho pra deixar tudo em ordem, pois vou falar......na hora que andar!!!!

 O Alex se classificou para o mata-mata em terceiro com 7.527 segundos de pista, mas chegou a virar 7.482s na primeira puxada.

No mata-mata queimou a largada e ficou em terceiro na classificação final. Parabéns Alex, o recorde da DT-C continua sendo seu!

 O belo Gol DT-B dos Tim´s fez sua tão aguardada estréia numa prova oficial. Fico muito feliz de ver o Marcelo no "guidão" do Gol 788 e seu irmão Maurinho na pista ajudando no que precisar. Parabéns Tim´s, o tão sonhado dia chegou! Desejo todo o sucesso do mundo pra vocês!

O Tim Marcelo deu belos burnouts e fez uma ótima estréia. Virou 7,7 de pista, tirando o pé bem antes por não estar familiarizado com a reta do ECPA, já veio com parciais de 2.0 - 5.2, seria já um belo 7.5 de pista!

 Já começo rindo pra falar do Baiano, rsrs. Saiu da categoria DES 9.0 com vitórias e títulos com o famoso GTS vermelho aspirado, decidiu montar um carro novo, agora turbo pra andar na categoria DES 8.5s. E vocês já imaginam o resultado né?

Primeiro lugar logo na estreia do carro! Parabéns Baiano, você merece muito cara!

E o mais bacana é que ele já virou de pista 8.468 segundos, com um  carro que nem suspensão de corrida tem. Venceu a final com 8.547 segundos total!

O Fusca do Juninho, infelizmente na primeira puxada do treino quebrou o câmbio. Vai ficar pra próxima.

Parabéns Edvan, que apesar de não ser da nossa equipe (Espaço Motor), é um grande parceiro de corrida e vive no nosso Box! Parabéns Cabeça! 6.079s à 216km/h em 201 metros!

 Mandar um grande abraço aos meus amigos que divulgam nosso esporte! Grande Rodrigo da Kmesporte.com, que faz o ao-vivo em todas as etapas do ECPA.

 Os grandes Yogui da resvista RaceMaster e responsável pelas fotos do DragsterBrasil.com, e o Rodrigo da Autodynamics, cara que sou Fã demais!! Abraços parceiros!!

 Grande Patrick, do site PowerAtomic.com!

 Um grande beijo no Guguinha meu sobrinho e no meu irmão Rafa, quem foram ver o Passat de perto!

 Ao Gal de chapéu top e ao Michel que veio de Juazeiro do Norte (2.500km), só pra assistir a etapa com a gente! Abraço seu "cabra da peste"!!

 E aos amigos da Klebinho Racing pela grande festa no Pódium !!

Termino esse post com essa bela foto, de dois "dinossauros" da arrancada largando lado a lado. Coxa e Xande da Espaço Motor, que nos encontramos nas pistas desde 1994! Abraço a todos e até a próxima!!

Fotos: PowerAtomic, Gustavinho, ECPA, Piter Bueno, Autodynamics, DragsterBrasil, RacingBrazil, Pro Negs, CHP Photos e Paulinha Pollo.

12 comentários:

  1. Coxa esses problemas fazem parte, tenho certeza que da próxima vez dará tudo certo pois competencia não falta a equipe.
    Boa Sorte na nova fase RACING do passatão.

    Sds.
    Dudu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Dudu, td blz!

      Valeu pelas palavras, já estamos trabalhando para resolver os problemas elétricos.

      Abração

      Coxa!

      Excluir
  2. bom dia coxa, descobri seu blog algum tempo, parabens pelo passat e pelo temporal ai e tbm pelos post!

    tenho um gol injetado em media 400cv que anda nos rachao em batatais e franca e queria algumas dica de suspesão tipo mola, alinhamento, pivo, peso do carro etc

    obs: ja tenho chumbo no agregado, suspesao black e ainda sinto que o carro destraciona mto com pouca pressao

    obrigado

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Fala Paulo, blz. Me manda um email no: coxa455@hotmail.com que eu te explico melhor.

      Abraço!!

      Excluir
    2. boa tarde, o pivo tem que monta na posição original ou invertido para melhora na tração coxa? e como funciona a modificação para deslocar o motor, lembrando que o carro e de rachao e rua

      obrigadoo!!

      Excluir
    3. Eu te enviei no e-mail a resposta sobre a tração...vc viu lá?

      Excluir
  4. Fala Coxa!!
    Essas horas deve dar saudades de uma weber 40 kkk, brincadeiras à parte, isso acontece mesmo é que o passat tá desacostumando com a pista, mas a hora que vim, ninguém segura!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk, grande webber 40!! Fizeram milagres na época!

      Valeu! Abraço!!

      Excluir
  5. até semana passada eu tava andando de 40 kkkk, de tanto que gosto da pegada dela , só tirei fora porque não aguentei o preparador enchendo o saco pra injetar o carro (e porque 40km com um tanque de álcool eh puxado) kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkk, é 40km com o Álcool a mais de 2 reais não da não...hehe!

      Abraço, desculpa ter visto só agora aqui!

      Excluir