sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Motor 1.9 + Nova Turbina by DNT !!!

Já a duas semanas o Klebinho montou o novo motor no passat, e estávamos esperando o cabeçote que foi para a revisão na HotFlow. Este motor é um ap 1.9, com pistões AFP 83.5mm e bielas TFC. Trocamos um pistão que tinha tomado uma "relada" de uma válvula (foto que postei no tópico do motor que quebrou no ECPA), e fizemos também uma revisão geral. Novidade também no passat é a turbina HX 40, que agora tem novo eixo de 67mm, com rotor de 60mm. A antiga era 60 x 60. Fizemos essa mudança, pois com o eixo pequeno o carro estava muito "arisco", destracionando muito na reta do ECPA. Com o eixo grande ela vai ficar mais progressiva.
Hoje o Klebinho montou o cabeçote depois da revisão, mas tivemos problemas com alguns retentores de válvulas. Devido a isso o André da HotFlow nos pediu o cabeçote de volta, pois os retentores devem ter vindo com medida errada de fábrica. Uma pena, pois não vai dar tempo de andar em Saltinho, prova que acontece neste fim de semana. Estávamos com tudo pronto, uma pena mesmo.
Para 2013 estou montando um cabeçote reserva, para eventos como esse, e também um novo motor 2.0, com pistões AFP e bielas ainda não definidas. Abaixo as fotos do dia de hoje.
                                   


Novo eixo 67mm da HX 40 by DNT Turbos.



Hx 40 colocada no passat e o sensor da roda fônica ao fundo.

Klebinho trabalhou muito no passatão nesta semana. Dedicação total! Valeu Klé!!


Funcionou perfeito, mas um pequeno vazamento nos retentores nos obrigou a "abortar" a participação na última etapa em Saltinho. Fica pra próxima oportunidade.

10 comentários:

  1. E ai coxa,tdo em paz?vai ter passada no dino com esse nova configuraçao de turbina?

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  2. (Alvaro)- Eu acho que sim Alvaro, só não sei quando.
    Abraço!

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  3. Olá Coxa. Show de bola! Em um post mais antigo você mostrou como fazer a vedação entre o bloco e o cabeçote usando o-ring mais a junta de "papelão", exatamente igual a esse motor que esta fechando. Para um motor ap entre 400 e 450 cv você acha que a junta de metal original da conta?
    Grande abraço e sucesso!

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  4. (Carlos Fendel)- Fala Carlos, td blz! A junta de metal é muito boa, com 450cv você pode usar tranquilamente. Existem carros de 750cv que usam essa junta sem problemas, eu mesmo usei com mais de 600cv.
    Na verdade a vedação entre o bloco e o cabeçote depende de um fator principal; O prisioneiro do cabeçote. Elimine os parafusos e troque por um prisioneiro de qualidade, tipo ARP, ou Sapinho, isso garante o aperto certo, sem fadiga de um parafuso original.
    Existe também o anel o´ring + junta de aço, que é aquela ferramenta da Iskenderian que faz um pequeno "rasgo" em volta de cada cilindro e depois é colocado um pequeno anel de cobre, logo depois coloca-se a junta de ferro e o cabeçote, apertando tudo junto. Este sistema funciona muito bem.
    Eu prefiro o que eu uso, pois é o mais resistente em pressões altas e quando acontece uma falta de combustível.

    Abraço!

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  5. E aee coxa spra sabe quanto vc pago no passat na epoca em que vc compro???

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  6. (Anônimo)- Paguei algo em torno de 5mil. Abraço!

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  7. poe umas bielas de Titanium abrax - Marcus Oktaner

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  8. (AP_Turbo)- Patrocínio by Marcus Oktaner..kkkkk!!

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  9. Olá Coxa, td bem?
    Sabe me dizer o problema que teve com os retentores? Tenho um Ap aspirado e tive problema c os retentores. Troquei mas estou desconfiado. Não descobri o q causou o problema. Vc lembra o q houve no seu caso?
    Abs. Obrigado.

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    1. Fala Rodrigo, td blz!

      O problema é que apareceu um risco em umas das válvulas e por ali que o óleo passava. Pra você ter uma idéia, a retifica das válvulas que o André da Hotflow faz é tão precisa em relação a guia de válvula que ele não usa mais os retentores de válvula em carros de arrancada.
      Ele montou assim pra provar que só em casos de desgaste de válvulas, ou seja, carros que rodam muitos kms que necessitam dos retentores. Em caso de carros de competição, onde a válvula é retificada e o guia é preciso, não precisa de retentores. Nunca mais tive problemas do carro "fumar", ou algo parecido.

      Abraço

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