terça-feira, 13 de novembro de 2012

Última etapa arrancada ECPA 2012 !!!

Neste último fim de semana aconteceu a quinta e última etapa do campeonato ECPA de arrancada em Piracicaba. Foi a terceira vez que coloquei o passat na pista, e desta vez com um motivo especial, fiz a estréia da minha nova injeção da marca Injepro, no qual recebi o patrocínio da empresa. A Injepro está entrando com tudo no mercado de carros preparados, e com certeza será uma das lideres do seguimento de módulos de injeção.
Recebi o convite do Paulo Prado, um dos sócios proprietários da empresa. Como já disse em outros posts do blog, a idéia era trocar a minha antiga injeção pela nova Injepro EFI-PRO, que é a mais completa da linha. Não custa lembrar também que os módulos Injepro funcionam de modo semi-sequencial, economizando mais combustível e deixando o carro muito mais "redondo" nas regulagens, além de no caso da EFI-PRO ter o datalogger interno.
A semana foi corrida para o Klebinho e o Guilherme no passat, e achamos que não iríamos conseguir participar desta etapa, mas o pessoal da Injepro foi super profissional, enviando o Eduardo para ajudar na instalação e na regulagem do carro. O Eduardo é um dos consultores técnicos da empresa, um cara super gente fina, atencioso e que manja muito da injeção (grande abraço Eduardo). Ele ficou com a gente desde sexta-feira, até o domingo de prova, ajudando nas nossas duvidas em relação ao módulo.
Na sexta feira funcionamos o carro pela primeira vez e a marcha lenta já nos mostrou o quanto o módulo é superior em relação aos concorrentes. Fomos para o dino e o Klebinho com a ajuda do Eduardo foram acertando a alimentação. Logo depois de várias passadas o passat ganhou 30cv a mais que a antiga injeção, ficando na casa de 600cv no motor com 1.9kg de pressão, isto com álcool de combustível.
Já no sábado fomos para o ECPA e logo de manhã fiz uma puxada no treino, mas o carro veio sem pressão, pois acabamos com a garrafa de CO² no dino, só nos demos conta depois desta passada no treino. Conseguimos uma nova garrafa emprestada com o Junior da Rápidos e fomos para a primeira puxada valendo. Larguei 2,135s de 60 pés no controle de tração (o mais baixo que já virei com o passat), mas ainda a pressão de turbo entrou baixa, marcando 8,225s de pista. Muito bom, pois a turbina veio com 1,4kg. Logo depois começou uma chuva no ECPA e a prova no sábado foi cancelada.
No Domingo a expectativa de tempos baixos era grande, larguei na primeira puxada e o botão do corte não funcionou, o carro saiu sem controle de tração e acabei abortando a puxada, passando em 8,3 de pista.
Já na segunda puxada do sábado algo inesperado aconteceu. Larguei e no momento que coloquei segunda marcha, escutei um "Buum" e o carro morreu, quando parei no fim da reta eu vi um principio de fogo na parte de baixo do motor, que foi rapidamente apagada pelos bombeiros do ECPA.
Logo vi que meu motor estava com um buraco do lado do bloco, uma biela quebrou e destruiu a parte de baixo do motor. Nada para se espantar, pois esse motor era bem usado, na verdade era o reserva do passat, que estávamos usando para desenvolver o carro. A biela tinha mais de 6 anos de uso. Infelizmente paramos por ai, pois não dava mais tempo de trocar o motor.
É incrível como vem potência com a Injepro, no momento da quebra o carro estava com 2,6kg de turbo, e levando em conta que com 1.9kg o motor rendeu 600cv no dino, com 2,6kg o motor deveria estar com algo em torno de 700cv, o que foi demais para a biélinha de 6 anos de uso, rsrs.
Agora já estamos colocando o novo motor com bielas novas e já na semana que vem vamos participar da prova de Saltinho, na busca de tempos baixos para esse velhinho maravilhoso chamado passat!!
No fim fiquei super contente com a nova injeção, pois recebi um super atendimento de toda a equipe Injepro. E hoje já posso falar a todos, que ela será um grande sucesso, devido a qualidade do produto e profissionalismo dos responsáveis pela empresa. Abraço a todos e em breve posto as fotos dos danos no motor.



Kit da polia para sensor da roda fônica da marca Autotrax.

Guilherme trampando na parte elétrica. Capricho do nosso "gordinho saradão", rsrs!!



Pra ajudar muita chuva na sexta, na foto já no dino do Junior.



Eduardo com o Klebinho, no fim já tava quase dando namoro, kkkkk!!!





No fim da prova, agora é Saltinho na semana que vem.


Bertinho, irmão do Klebinho e do Gui. Pensa num muleque "zica"!! Beijo Bertinho, rsrs!!! 

Fotos abaixo: DragsterBrasil e Autodynamics!






Esta foto mostra a seriedade da empresa. O Eduardo da Injepro acompanhando de perto todas as largadas do passat. Grande abraço Du!

11 comentários:

  1. Olá Coxa, acompanho seu Bolg e sua coluna na Race a mais de um ano, e venho acompanhando a montagem do Passatão desde o começo. Muito show! Também tenho um Passat (1980) e estou reformando ele, ainda está no começo mas pretendo fazer com calma e deixa-lo bem bacana. Bom, lendo este post, mais especificamente na parte da quebra da biela, fiquei curioso em saber que biela era essa.
    Um grande abraço.

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  2. Bom dia Coxa
    Gostaria de saber qual é a magica que a injeção faz para colocar 30cv em cima de outra , onde que ela é superior para gerar uma melhora dessa ?
    Abraço , e para de levar o motor nos 9 paus , vai voar biela toda hora . rsrsrs

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  3. (Carlos Fendel)- Fala Carlos!! Td blz!?
    Valeu mesmo por acompanhar o blog e a coluna na Race, fico feliz de vc estar gostando.
    Muito legal vc ter um passat 80, gosto muito deste modelo, aliás uma vez aqui em Pira um passat 80 bege andou num rachinha e o carro era maravilhoso. Capricha ai que vai ficar show o seu passat.
    Cara, essa biela era da marca Ancona, andei muito com ela, na minha drag brasa, andei no gol amarelo DT-A e agora era motor reserva do passat. Sem brincadeira, contando com dino e pista essas bielas tinham mais de 100 puxadas!
    Aguentou até demais, hehe!

    Grande abraço Carlos!

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  4. (Anônimo)- Não tem mágica nenhuma, simplesmente por ser uma injeção mais moderna que minha antiga RacePro-1Fi, imagino eu. Com o sistema semi-sequencial o carro ficou mais "liso", e com a sonda na mesma faixa da antiga injeção o carro veio com mais potência. Só o David Copperfield para explicar, eu não sei te falar!
    Troquei dois Peak & Hold da marca His, por um da marca Injepro, que também deixou o carro mais liso, pode ser outro motivo. Outra resposta pro David Blaine explicar!
    Disse o que vi na tela, se você duvida eu não posso fazer nada.
    Sobre os 9 “paus” até concordo com vc, de vez em quando passo dos limites, mas neste caso estava trocando com menos de 8.400rpm, a causa da quebra foi uma biela com muito uso.

    Abraço fantasminha...kkkkk!!!

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  5. os 30 cv é simples, injeção sequencial e provavelmente essa semi da Injepro pulsam os bicos no momento exato da abertura da valvula de admissão. As IE progamaveis que temos e consideradas Top de linha, pulverizam TODOS os bicos de uma vez e isso faz o motor ficar bebado de tanto combustivel, mesmo com o famoso acerto fino ainda tem excesso no cilindro. Simples!!!
    Coxa, motor véio em carro novo, ta zuando né kkkkkkkkkkk Como vc mesmo escreveu, durou até demais essa bielinha ai (poderia ter quebrado antes no carro antigo pra não zuar o Passatão)
    Abraço!!!!

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  6. Boa tarde , eu sou o Mister M ( Fantasminha )e quero desvendar essa mágica .
    William , primeiro se uma injeção começar a pulsar no momento de abertura de admissão , supondo que voce tem um comando de 280 graus e o motor virando a 8000 rpm voce teria somente 0,0058 segundos para alimentar 600 cv , já imaginou o tamanho do bico ?

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    1. Escrevi "no momento exato da abertura da valvula" pra todos entenderem que os bicos não ficam pulsando como loucos sem parar igual nas IEs programaveis convencionais. Só esse modo de funcionamento ja da esses 30cvs que o Coxa ganhou. Pq motores a injeção são mais eficientes que carburados??? A resposta é a mesma...

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  7. (William)- Fala William, td blz!
    Hehe, pra vc ver como estou "quebrado" últimamente, motor véio no baga..kkkk!!! Mas agora vem um novo, só que é 1.9! O 2.0 novo está em fase de construção, tenho tudo menos a biela, vou ver uma que agunte a pancada e que não seja tão cara..kkkk!!!

    Abração!!

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  8. Fala coxa , te falei da injepró cara , e o Eduardo put@ cara gente boa não é?.. bah to lendo aqui que tão duvidando do que a injeção pode melhorar o carro rsrsrs fica de boa , sabemos da real melhora.. no meu golf tinha ft 300 e pus a injepro light.. sem cometários o que o carro melhorou . Mas enfim cara fico contente em ver teu carro só melhorando , e motor de arrancada usado igual esse vai as biela pra lua uma hora mesmo kkkk. Sempre em frente meu camarada . Grande abraço.
    Awdrey

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  9. (awdreyreichert)- Fala Awdrey, td blz! É cara, vc estava certo, a injeção é animal! O Eduardo um cara 1000%, ajudou muito aqui, muito profissional ele!
    Valeu mesmo pelas palavras cara!!!
    Abração!!

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  10. Boa noite , meu nome é Rodrigo e estou vendo que esta tendo uma discução a respeito de injeção programavel , estou querendo colocar uma em meu carro e como não sou nenhum especialista gostaria de saber em que a InjePro é superior as outras , vi que o Coxa falou que ganhou 30cv no carro dele com essa injeção . Meu carro anda com carburador e tem 220cv , será que alguem poderia me ajudar a escolher a melhor injeção ?
    Abraços e aguardo a ajuda .

    Coxa , parabéns pelo passat , muito bonito mesmo .

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