sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Os dez primeiros da história !!!

1° da lista!! (7.565s @ 185.82 mp/h)
 
Muitas vezes já abordei essa duvida aqui. Qual o melhor tempo na história de um carro tração dianteira, de (monobloco), em uma pista de 1/4 de milha.
Lógico que ao estilo "FLD" (aliviado), ou seja, monobloco/carroceria de aço e o resto em partes de fibra de vidro/carbono; como portas, porta malas e frente inteira.
Busquei carros que utilizavam a base da mecânica original, ou seja, bloco, cabeçote e carcaça de câmbio originais de fabrica. Esqueçam os Pro FWD (carros com chassis tubulares)!
Também existem diferenças de regulamento, tratamento de pista, clima local, altitude e condições gerais entre os países que detém essas melhores marcas de tempo. Ou seja, pura curiosidade de um alucinado pelos FWD, e uma pequena "cutucadinha" nos gringos!
Até um tempo atrás (2015), eu imaginava que o melhor tempo seria do piloto e construtor de carros "Ron Lummus" (mestre dos VW a ar), que em outubro de 2005, marcou 7.779s à 186.38mp/h, com seu Pontiac Sunfire tração dianteira na extinta categoria "Hot Rod FWD." Quando escrevi este assunto pela última vez em 2015, naquela época, ele já era o segundo melhor da história, e agora em 2018 a lista deu uma mega reviravolta!
O primeiro tempo é desse cidadão da foto aí acima, mas vamos falar dele depois.
Em 2016.........continua na foto abaixo;

2° da lista!
 
O piloto James Kempf (EUA), hoje na segunda posição desta lista, fez história ao marcar 7.615 segundos à 202.88 mp/h, em novembro de 2016!
Seu Honda Civic nem é ao estilo "FLD" brazucas, pois participa de uma categoria chamada "Outlaw FWD", que usa o monobloco inteiro, usando as partes da frente (para-lama, para-choque e capô) nos locais originais de fabrica, mesmo que sejam de fibra. Por exemplo; a "FLD" usa a frente inteira de fibra e não tem a chamada "mini-frente" de lata, que faz parte do monobloco, já na "Outlaw" americana, precisa ter a "mini-frente" original. Outra diferença nos "Outlaw", é que as alavancas "in-line" são proibidas, sendo exigido o uso das alavancas em "H", usa também os vidros originais como nos "DT-A", os pneus são 26x10-15 e as "wheelie bar" são proibidas. Esse carro utiliza turbina de 86mm de eixo e tem potência em torno de 1600 cv! Resumindo; ele está entre um "DT-A e um "FLD" , puxando mais para o lado dos "DT-A."

3° da lista!
 
O terceiro da lista, este sim é muito parecido com nossos "FLD", um desconhecido "Plymouth Laser 1991", um Mitsubishi tração dianteira da equipe "Kiggly Racing", que só não poderia correr aqui no brasil, pois utiliza câmbio automático, fora isso é um legítimo "FLD." Esse carro está em constante desenvolvimento e já tinha visto alguns vídeos dele no Youtube, só não imaginava que hoje ele tem o tempo de 7.687 segundos à 192.02mp/h. Mesmo torcendo o nariz com o câmbio automático, não tem como não dar o parabéns para esse carro e sua equipe!

4º da lista!

Dia 25 de fevereiro de 2018 e estou escrevendo depois do término do "Desafio dos Campeões" no Velopark, José Roberto Pasqualete Jr fez história e é o novo recordista da "FLD" brasileira, ocupando o quarto lugar do dianteira monobloco mais rápido da história, ou do mundo; como desejar. Estampou o incrível tempo de 7.714 segundos à 296 km/h (185 mp/h). Parabéns a todos da equipe Pasqualete, que a muito tempo vêm correndo atrás deste resultado! E que venha o primeiro lugar na lista, vamos torcer!

5° da lista!
 
O quinto melhor tempo da história é do piloto Brian Jimenez, com o Cobalt Azul da foto acima. Aí alguém vai me falar; "Mas esse é um Pro FWD, olha o Cobalt  Red Bull do Gary Gardella largando ao lado!"
"NÃO AMIGUINHO, NÃO É!!"
Ele participava com seu Cobalt monobloco da categoria "Pro Fwd", pois seu carro tinha alguns itens fora de regulamento para participar da "Hot Rod Fwd", também existiam outros fatores que não sabemos, como patrocínios e envolvimento com a GM nos carros principais da categoria.
Resumindo, ele enfiou um 7.721 segundos à 182 mp/h, em outubro de 2006.

6° da lista
 
E olha quem é o sexto da história! Ele mesmo, João Roberto Tasso, o "Tiozinho", que abriu a porta da casa dos 7 segundos em outubro de 2017, e agora no "Desafio dos Campeões" em 2018, marcou o tempo de 7.753 segundos à 291 km/h (181.8 mp/h). Orgulho brasileiro e sério candidato a ser o numero 1 da lista!

7° da lista
 
Ron Lummus com seu Pontiac Sunfire deu show no passado! Em outubro de 2005, ele marcou o fantástico tempo de 7.779 segundos à 186.38mp/h. Mais de 12 anos atrás e o tempo ainda continua a ser lembrado!

8º da lista!

Mais um gigante da tração dianteira no mundo! Também no "Desafio dos Campeões" em fevereiro de 2018, o piloto Leandro Branco mostrou que é forte candidato a ser o primeiro da lista! Marcou 7.838 segundos à 297 km/h (185.6 mp/h)! Parabéns a equipe Branco Motorsports!

 9° da lista!
 
Já falei muitas vezes dela aqui, Stephanie Eggum! Essa mulher fez história a bordo de um Honda Civic, sendo o primeiro Honda tração dianteira andar na casa dos 7 segundos, isso em 2006, ela marcou o tempo de 7.874 segundos à 184.32 mp/h, em outubro de 2007. Infelizmente em 2013, num salto de paraquedas, ela teve problemas e mesmo abrindo o paraquedas reserva, o impacto com o solo foi muito grande, faleceu depois de passar dois dias no hospital. Uma baita mulher, que foi muito antes para a tristeza de todos. Que esteja com Deus!

10° da lista!
 
Esse cara eu pagava um pau! Mike Crowford, ele sempre correu com Dodge´s Neon, e eu sou um cara que gosta de algo diferente, só ver meus ex-carros e o atual; saveiro na época de todos de gol, brasilia numa época só de fuscas, e agora o passat!.. hehe, da pra ver que meu gosto meio exótico! 
Em meados de 1999 ele andava com um Neon verde, que só podíamos ver as informações nas revistas "Turbo & High Tech Performance", pois a internet não funcionava e os sites estavam dando seus primeiros passos. Com o Neon STR-4 da foto, Mike estampou 7.903 segundos à 188.70 mp/h, em outubro de 2006.
 
 Apesar dele não estar na lista, no ano de 2015, meu amigo Sergio "Sapinho" Ganga, fez história ao ser o primeiro Vw tração dianteira no mundo á entrar na casa dos 7 segundos, fez seu tempo mais baixo marcando; 7.948 segundos à 305 km/h (190.6 mp/h). Parabéns Sapo, você é um apaixonado pelos tração dianteira e manteve erguida a bandeira da categoria, graças a você, ela continua sendo uma das categorias mais bonitas de ver passar. E que venha recorde com o novo projeto!

Bom, chegamos na história dele, do líder da lista lá da primeira foto! Nada mais, nada menos que Gary Gardella e seu lindo Cobalt monobloco. Fez o impressionante tempo de 7.565 segundos à 185.82 mp/h, ou seja, o menor tempo da história! Ele também foi dono do famoso "PRO FWD" patrocinado pela "Red Bull" e tem o segundo melhor tempo de um dianteira com chassis tubular; 7.102 segundos à 210.28 mp/h, perdendo apenas para o famoso tempo do Cris Rado; 6.870 segundos (único FWD na história a andar na casa dos 6 segundos). Aliás, o tempo do Gardella aparece em primeiro em algumas listas, já que fez esse tempo andando pelo regulamento da "Pro Fwd", enquanto o tempo do Cris Rado foi em uma prova de exibição, com o carro fora do regulamento. Parabéns Gardella, você tem o recorde a mais de 12 anos, mas tem uma turminha brasileira que em breve vai assumir seu trono!

Sempre pesquisava listas e a história dos FWD na arrancada mundial, mas as informações são misturadas e na maioria das vezes eu ficava em duvida de alguns tempos de pista. Tudo se resolveu com esse site, muito top e com muita informação sobre carros "import", chamado por eles. São especializados em listas dos "Top 10" de várias categorias e fazem matérias constantemente. A lista que fiz acima foi baseada na deles. Tomei a liberdade de incluir os carros brasileiros, algo que ainda não aconteceu no site americano. Estou enviando dados dos recordes brasileiros e filmagens de pista para analise e futura inclusão dos nossos "brazucas" na lista. Não percam de conferir o "Drag Import News", clicando nas palavras abaixo;

- Drag Import News

- Lista Top 10

Abraço a todos e espero que tenham gostado da matéria!

Fotos: Drag Import News, Speed Factory, Haltech, 1320drag.net,  Dragster Brasil, Import Tuner, Autodynamics e Modefied.com

8 comentários:

  1. Muito legal Coxa. Parabéns pela matéria ��

    ResponderExcluir
  2. QUe BAITA matéria....Parabéns Coxa.... que pesquisa TOP.....

    e essa etapa do VP os FLD tavam tudo afiado....ta legal a briga desses 3 carros, Branco/Tiu/Pasqualete

    abraço

    ResponderExcluir
  3. QUe BAITA matéria....Parabéns Coxa.... que pesquisa TOP.....

    e essa etapa do VP os FLD tavam tudo afiado....ta legal a briga desses 3 carros, Branco/Tiu/Pasqualete

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Du!! Estava bonito de ver a FLD, como vc disse, todos afiados!

      Mostra para eles; Branco/Pasqualete, a matéria, vai dar uma incentivada pra buscar este 7.5 segundos e ser o melhor tempo da história! Imagine a cara dos gringos.... kkkkkkk!!!

      E não sei não em, primeira etapa é bem provável que eu esteja aí pra assistir de perto!

      Abraço!!

      Excluir
    2. Dae Coxa....Vou mostrar pro branco sim...

      Mas que noticia BOA que tu vai descer na etapa de abril (pelos comentários dos box a etapa vai estar do caralho)

      vou aguardar o amigo com a bud bem gelada.

      abração

      Excluir
    3. Boa Du!

      O Klebinho e o Juninho (Speed Turbos) já estão com as passagens compradas. Eu só dependo de tudo estar tranquilo por aqui, aí vou junto com eles.

      Não vejo a hora de conhecer a pista de perto, ainda mais em nessa primeira etapa, que promete bombar!

      Essa Bud vai descer bonito na garganta!! kkk...abraço!!

      Excluir
  4. Atualiza ai que o sapo fez chover no velopark.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz Du, tava zuado esse blog, não estava recebendo as notificações das perguntas e comentários...
      kkk.. o Sapo fez um tsunami na porra toda...vou atualizar! Abraço!

      Excluir