Tony Cristian na mesma prova em 2004.
Cena inusitada, os dois juntos na mesma equipe.
Camaro 69 de Pat Musi nas mão de Tony Cristian. Pontiac Firebird 2000 de Pat Musi.
Pega entre os dois na pista. Lendária Chevy 57 BelAir de Tony Cristian virou até carrinho de coleção.
Foto da Chevy hoje, que foi comprada por um colecionador.
Tony em 2008, participando do Orlando World Street National com seu novo carro.
Pat Musi e Tony Cristian, gosto muito dessas duas personalidades, esses são os verdadeiros americanos apaixonados por Drag Race e a história entre esses dois rivais é muito interessante. Os dois por volta de 1985 estavam correndo na categoria Pro Stock e já nessa época acabaram virando rivais de pista. Mas era uma fase de transição na categoria, onde o regulamento liberava tudo possível e imaginável no motor aspirado e sem nitro, mas partia para um lado diferente no chassi e carroceria, onde a tendência de chassis tubular e carroceria de fibra estavam sendo liberadas para os próximos anos. Tanto Musi como Cristian tinham a tendência a motores big block com muita potência, mas com carroceria e chassis de fabrica. Por volta de 1990 surgiu a STREET LEGAL, que era uma categoria destinada a carros de fabrica com motores big block, com liberação de pneus slick e sobre alimentadores. Logo a principal categoria dos Street Legal se tornou a Pro Street e virou a grande sensação para os amantes de Drag Race nos EUA. A Pro Street evoluiu e se tornou um show para público e pilotos. Tony Cristian se tornou um grande seguidor desta categoria, com sua lendária chevy 57 belair aspirada e com muito nitro, ele conseguiu recordes e recordes na categoria, ganhando três campeonatos nacionais e dois estaduais, sendo o primeiro a entrar na casa dos 6 segundos. Mas em 1996 vendo o ex rival se dando bem na Pro Street, Pat Musi depois de alguns testes com outros carros entrou na categoria com um belo e antológico Camaro 69 na cor verde e não demorou muito para bater de frente com Tony, pois nessa época era o homem a ser batido. E assim foi, muita briga entre os dois para conseguir o lugar mais alto no podium, gerando muita atenção na mídia entre os americanos. Lembro que até meu amigo Afrânio já falava.....pago um pau pra esse Tony Cristian, ele é o cara !!! Mas depois de certa época Tony entrou em crise e começou a parar de correr na categoria que mais amava, ele foi convidado e acabou tentando migrar para a pro mod, mas nunca deu certo e só aumentou sua crise. Enquanto isso por volta de 2003 Musi colecionava títulos, mas seguia sem seu grande rival nas pistas. Mas olha como é a vida, Musi nesta época era dono de dois carros na Pro Street, ele pilotava um e o um piloto amigo pilotava o outro, sentindo falta de seu grande rival e vendo ele naquela situação, em uma prova do campeonato daquele ano, o piloto amigo de Musi não pode participar e sabe quem Musi chamou para correr com seu outro carro?? Tony Cristian !!! E o resultado veio na hora, com Musi ganhando e Tony ficando em segundo. Logo depois desta prova Musi teve uma idéia, juntar a ele seu maior rival e criar uma equipe super forte com possibilidade de escrever uma nova história na Pro Street, mais precisamente no campeonato da NSCA’s onde o bicho estava pegando. Foi muito legal ver os dois juntos na mesma equipe e eles mostraram serviço, pois continuaram ganhando provas e batendo recordes. Hoje a equipe acabou, mas Tony continua forte nas provas da Pro Street, já Pat Musi está se dedicando a sua empresa que monta e prepara motores para arrancada e está fazendo apenas algumas provas na Pro Street. Mais uma coisa é certa, esses dois caras influenciaram toda uma geração de pilotos e se a Pro Street continua firme e forte é graças a caras como eles. Abraço a todos !!!
Site da empresa de Pat Musi que prepara motores e vende peças para arrancada;
Site da empresa de Pat Musi que prepara motores e vende peças para arrancada;
Nenhum comentário:
Postar um comentário