sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Adaptações na suspensão do passat !!!

Semana de muito trabalho na suspensão do passat.
Junior da Rápidos está ninja nas adaptações, o trabalho está ficando 10!!!
Foi feito uma nova flange para a base da camber-plate, (flange a esquerda e original a direita).
Camber-plate pronta, deslocada para dentro.
A bandeja foi encurtada e reforçada.
Braço da torre foi deslocado para trás, para não pegar no pneu, (desenho mostra o quanto foi).
O Ju tá ninja total nas soldas!!!
Conjunto pronto para colocar no carro!
O problema foi os pratinhos e as molas, que pegaram na lata do carro, devido ao recuo do sistema de camber-plate. Agora vamos usar molas e pratinhos mais estreitos da marca Impacto!
A camber-plate ficou perfeita no carro!Como o furo original do passat é grande, deu para recuar muito o furo da haste do amortecedor, o conjunto inteiro entrou mais de 4,5 centímetros para dentro. O desenho mostra onde era o furo e onde foi parar!
Foto na parte de dentro da torre, a camber não poderia ficar melhor!
Semana de muito trabalho na suspensão dianteira do passat. Como já tinha falado, não existe camber-plate para passat, então o Junior da Rápidos teve que fabricar uma para o carro. Primeiro ele usou uma camber de gol da marca Impacto, depois mandou recortar no lazer, uma flange descentrada para a base da camber, onde aparafusa na torre. Teve que fazer um trampo para o meio poder girar e fazer com que a camber tenha a sua função original. Depois recuou os braços da torre, para que o pneu não pegue por dentro. Teve que refazer uma bandeja de gol para o passat, por causa do recuo da camber, falando nisso o conjunto da torre completo, entrou 4,8 centímetros para dentro, dos dois lados. Essa função é para melhorar a tração, quando se encurta a distancia entre um pneu e outro, o peso se concentra mais em cima deles. Mas nem tudo são flores, duas coisas deram erradas. Por causa do recuo, as molas que são de opala 4cil (para suportar chumbo na dianteira) e os pratinhos de gol bola, pegaram na parte interna da lata. A solução foi comprar duas molas e dois pratos da marca Impacto, que são mais estreitas e resolverão o problema. Outra coisa que me “quebrou a perna”, foi que as rodas que fiz com tanto carinho (ehehe), não deram certo. O back space é muito grande e a roda pegou na torre, fora que medimos e a roda ficou muito estreita para o carro. Agora estou atrás de um modelo 15x7 polegadas. Bom, nesta semana eu resolvo tudo e o Junior coloca a frente não chão, depois vamos para a barra de tração e a suspensão traseira. Abraço a todos!!!

31 comentários:

  1. E não vejo a hr de ver esse passat entra 1.8 nos 60 pes pra mim roba essa receita ae e por no meu ......abraço coxa e boa sorte ae ...

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  2. (Weber)- Se eu entrar 2,1 já saiu pulando de alegria, kkkkk!! Abraço Weber!!!

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  3. Eita ta ficando da hora mesmo coxa!
    Que trabalheira heim!
    Lendo seu post observamos que vc iria usar molas de opala 4c na frete e pratos de gol bola certo!Era assim que vc usava no gol antes?Este pratinho de gol bola da certinho a mola de opola 4c em cima?E quanto a parte que senta a mola, usamos as susp normais que são vendidas no mercado, sera que cabe certinho esta mola n flange da rosca?Existe diferença entre mola dianteira de opala 4c para o de 6c?A correta a usar sempre a do 4cc?

    O que colocamos agora foi chumbo dentro das torres aqui esta semana sera que ajuda?
    Lembrado estamos com gol aqui!

    Outra duvida é em relação a mola dianteira,aqui usamos chumbo na dianteira mas como molas originais cortadas que problema podemos ter?Bem pouco 40Kg estavamos pensando em usar mais!
    Toda dica e ajuda sera bem vinda porque nossa ideia seria uma susp da impacto mas a grana esta curta e tentamos fazer o que conseguimos por aqui mesmo, obtendo informações
    Abraço

    Leandro DT-B--

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  4. Esqueci de perguntar usa as molas dianteiras com quantos elos?Tem que cortar?Porque pelo que estamos vendo nas fotos aqui de uma nova ela e bem comprida mesmo?A carga desta mola é´ideal para arrancada, ou da para acertar suspenção de carro turbo rua?
    Leandro DT-B--

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  5. (Leandro DT-B)- Fala Leandro!!
    Eu usava essas molas na saveiro que tinha, era DT-A com pneu radial, usava essa mola por causa do chumbo que tinha (120kg).
    Sim o prato do gol bola da certinho nessa mola! A parte de baixo, acho que encaixa a mola normal também, vc tem que medir pra ver se cabe, mas as normais cabem sim!
    Não a do 6cil é muito dura, use a do 4cil que tem em torno de 380lbs! Se for usar sem peso pode usar uma mola em torno de 320 lbs, que vende na impacto!
    O chumbo sempre se coloca lá na frente, no parachoques, quanto mais la na frente melhor!
    Na torre não é muito indicado não, mas ajuda!
    Então, com 40 kg vcs tem que testar a do opala, mas pode por que não tem erro!
    Mais ou menos 4 voltas e meia a 5 voltas de elo na mola do opala, mas elas não são muito boas pra rua, são duras. As originais de gol bola são boas para carro sem peso.
    Abraço Leandro!!!

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  6. Obrigado pela ajuda mesmo que sempre esta sendo colocada em pratica por aqui!
    Referente as esta suspenção achamos que seria a mesma que vc usva no seu gol, que em um top blog atras o amigo referiu que usaria o passat!
    Coxa no gol vc usava qual mola nas torres?

    Quanto a pressão das molas estavamos procurando informações, e ainda bem que o amigo sempre ajudando mesmo!
    Conhece ou sabe algum site etc que possamos encontra as carga das molas originais etc?Estas molas de gol vc sabe quantas lbs?

    Quanto as molas de opala neste caso ficaria correto usar elas em carros que não usam chumbo tambem?
    Quando se refere a usar chumbo com estas molas a partir de quantos Kg seria correto usar elas???

    Aproveitando na susp traseira como vc tem bem mais experiencia que nos por aqui o que aconselha usar de melas??
    VC costuma usar amortecedor de qual fabricante?Bem mais duros etc?
    Existe algum outro modelo de mola de linha de motagem melhores para utilização?

    Pho muito obrigado mesmo pela sua aula na parte de preparação e dicas!

    Leandro DT-B--

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  7. E ai coxa455, muito da hora esta ficando o carro mesmo, como sempre nos minimos detalhes!Quanta adptação heheh!
    Olha so como vc teve que mecher no Braço da torre para deslocar ele e agora como faz com a barra de direção original?Qual vc usa?
    Sempre devemos testar com a susp. fora para ver se a roda não vai pegar nas torres, ou acho que o pneu certo????

    Nesta caso da sua roda não tem como usar um espaçador para tentar jogar ela para fora?

    Rafael limeira

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  8. -No gol era uma mola antiga que vendia na (Rogério Amortecedores), não sabemos ao certo a pressão, mas em torno de 350 lbs! Essa mola perdeu a pressão e jogamos na sucata!!!
    -Não sei as pressões das originais, nem onde possa achar.
    -As do opala 4cil tem mais de 400lbs de pressão (boa para carros com mais de 120kg de lastro), o correto em carro sem peso é usar as molas da impacto de 380 lbs (que da certo em carros com peso de até uns 100kg e pode ser usada sem peso também)
    -Na suspensão traseira, use amortecedores um pouco mais duro, vende na impacto também, mas vc pode usar originais também, pois a traseira tem que ter ação, mas use aqueles batentes de espuma laranja/amarela, vá calçando até travar o amortecedor, aquela espuma é meio mole e vai funcionar como se fosse um amortecedor preparado, apenas abaixando um pouco na largada
    -Lembre-se que o amortecedor dianteiro tem que ter a contra pressão bem dura, pra na hora que o carro largar ele não levante a frente, mas para baixo, na pressão de retorno do amortecedor, tem que ser quase origina, voltando normal, pois o amortecedor tem função de amortecer e não de travar a frente do carro!! Abraço!!!

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  9. (Rafael)- Fala Rafa, blz!
    È foda tem detalhe pra caramba, ehehe. O braço tem que ser fabricado também, quando fizer eu posto as fotos, tem que medir e fazer com um cano reforçado e ainda com uniboll nas pontas, fica animal!!
    Sim, devemos sempre testar tudo, pois adaptação é assim mesmo, metade da certo e metade da errado!!
    Eu costumo não usar espaçador, mas poderia, pois pegou bem pouco, mas o problema maior foi que ela acabou ficando estreita e tive que mudar a roda.
    Abraço Rafael!!!

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  10. Boa noite amigo coxa!
    Coemçamos a fzer um upgrade em nosso gol e tivemos o mesmo problema de pegar a roda ou melhor o pneu no braço da torre, e estamos seguinde estes procedimentos que vc fez por ai aqui tambem!
    Mas neste caso é somente cortar ali onde esta a marca de solda da suas torres ou tem que retirar a solda.....?
    Não pode ficar torto/fragil apos cortar?
    Se der para nos passar mais algumas dicas para realizar este retrabalho do braço da torre?Neste caso da para se medir com a torre fora mesmo montando a roda certo?

    Ricardo de almeida

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  11. (Ricardo)- Fala Ricardo! Somente corte, mas o segredo é na hora de soldar, pois depois que vc cortou, recoloque o amortecedor para servir de guia para não ficar torto, depois vire o braço na posição desejada e faça a solda na (mig) para ficar bem reforçado! Ok!!
    Ah, uma dica, não vire muito o braço, pois se exagerar pode ser que na hora de esterçar o braço pegue na lata do lado de dentro, o mais fácil é colocar a roda na torre e ver o local certo, tipo só saia um a dois centímetros para não pegar e solde, mas lembre-se que tem que ajustar o braço da caixa de direção, vou fazer uma e posto as fotos depois no site! Abraço!!!

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  12. Opa obrigado mesmo não nos ligamos que teria que mudar o braço da caixa de direção não!Não teria como seguir usando o original não?Tipo cortar eles algo assim?Estava vereficando que estão vendendo no mercado na GERMAN acho uns braços deste so não sei qual finalidade!

    Ricardo de almeida

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  13. (Ricardo)- Tem como usar a original, se vc não mudar muito o ângulo do braço da torre, se for só um pouco ainda da pra usar a regulagem original que tem no braço! O da German é vendido igual ao que a gente fabrica por aqui, usamos esses braços, pois o original é muito fraco e torce na hora que o carro está em aceleração e isso muda o alinhamento do carro, em breve o Junior da Rápidos vai fabricar os braços, ai posto pra vc ter uma idéia!!
    Abraço!!!

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  14. Certo valeu pela dica ai mesmo, vou esperar par tentar copiar rsrs estas barra que vc fabrica por ai certo!
    Se poder nos detalhar o modo correto de fazer e os valores em media para se fazer!
    Como vc informar a unica finalidade destas barras vendidas na GERMAN é este problema de torção na aceleração ou tem mais alguma finalidade?Ela vem nas pontas se não estou enganado com uns terminais unibols ....

    Ricardo de almeida

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  15. (Ricardo)- A unica finalidade é para isto mesmo, reforçar o sistema, para que segure melhor a força que é empregada na caixa de direção! Abraço!!

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  16. ola coxa tenho um passat 1981 e vou começar a reforma quero turbina-lo posteriormente na casa do 500cv mais ou menos acha que precisaria de um trabalho como o seu na suspensão pretendo correr em minha cidade numa arrancada 2 vezes ao ano e usar carro aos finais de senamana.Obrigado

    Magno

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  17. (Magno)- Fala Magno, blz!

    Não precisa não, apenas troque os amortecedores por amortecedores de com mais pressão, as buchas por buchas de nylon e faça uma revisão no eixo traseiro, que costumam estar com as buchas folgadas.

    Abraço!

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  18. fala coxa obrigado!!

    magno

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  19. ola coxa tenho um DT-C teria alguma molas em torno de 350 libras ,que venha em carro ooriginais que posso usar na dianteira e teria umas dicasa de geometria pra dar ai pra nos, obrigado

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  20. (Anônimo)- Opa, td blz!
    Eu acho que a única que chega a essa pressão, são as molas traseiras do opala 4cil. Mas eu acho muito dura pra um DT-C. Mas faça um teste.
    Na suspensão use os pivôs descentrados do santana e monte invertidos, para dar cáster, jogando as rodas um pouco para trás. Depois deixe 1,0 à 1,5 divergente e largue a cambagem zero.

    Abraço

    Abraço !

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  21. OI o pasat presisa fase as tores para soca ele? EQ eu ouvi fala q nao presisa pod m respomde se presisa ou nao

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    1. Opa, td blz!?

      Pra deixar ele baixo com suspensão boa pra andar na rua, precisa sim fazer as torres, deixando os amortecedores com corpo mais baixo. Abraço!

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  22. file o passat em coxa, kra quero montar o meu e deixar no máximo com uns 350cv, o q posso fazer na suspensão pra não ficar mole, me ajuda ae, valew e boa sorte

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  23. o meu é um 76/77. me ajuda ae coxa quem que pode fazer a suspensão pra min, sou de campinas

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    1. Opa, pra ficar mole e bom pra andar na rua tem o Glauco de Piracicaba (19)- 3435-1711, liga lá e fala como vc quer o carro, ele faz o serviço deixando o carro bem suave pra rua. Abraço

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  24. ola coxa boa tarde estou preparando um passat 85 modelo LS e gostaria de saber se tem como vc mandar pra mim as medidas das flag que vc usou no seu carro e como foi feito a barra de direçao

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    1. 1000 desculpas Aline! É que postagens mais antigas as vezes passam despercebido.

      Sobre as Flags eu não sei o que é; seriam as bandejas? Se forem a medida não é padrão, vai depender de quanto a sua suspensão foi recuada para dentro, ou seja, a mesma medida que o amortecedor foi recuado para dentro, é quanto vc precisa tirar das bandejas.

      Sobre a barra é fácil, basta comprar tubos em torno de 30mm de espessura, com paredes de no mínimo 2mm. Dai é só adaptar porcas: de um lado rosca direita e do outro lado rosca esquerda (na mesma barra), e comprar terminais rotulares também com rosca esquerda e direita. A medida dos terminais vai depender do tamanho do tubo que vc comprar. Não me lembro as medidas das minhas, pois faz muito tempo que fiz.

      Abraço e espero ter ajudado.

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  25. fala coxa! sou torcedor seu e de seu passat! tenho um passat 78 com 530cvs e estou com sérios problemas de tração, vc saberia que mola eu poderia usar na trazeira no mesmo ugar que a original? estou patinando de primeira a quarta marcha e ando na casa dos 8 baixos nos 201kkkk da uma forcinha aí...forte abraço

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    1. Fala André, td blz!
      Primeiro obrigado pela torcida, nós donos de passat sabemos o quanto difícil é fazer o passat tracionar, hehe.
      8 baixo já é um belo tempo de passar, parabéns. Mas vou dar uma dica, o mais importante é a acertar uma boa proporção de peso, arrume uma balança e pese o carro. Tem que pelo menos ter de 68% a 70% do peso estar na dianteira. Provavelmente se seu carro não tiver lastro, vai ser na casa dos 65% na dianteira. Mas atenção, não adianta meter um monte de chumbo pra dar mais de 68%, vc tem que tirar peso da traseira e colocar chumbo na dianteira, achando um meio termo ideal.
      Na suspensão não tem segredo, use um amortecedor mais firme e com contra pressão alta e uma mola mais firme que a original. Siga esse caminho que você vai achar a casa dos 7s!!

      Grande abraço

      Coxa!!

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  26. Boa tarde coxa, por um acaso você não conseguiria facil uma grade original do passat ls?

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    1. Olá, não encontra fácil não, eu não tenho nenhuma. Abraço!

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