quinta-feira, 20 de setembro de 2018

2ª Etapa Race Valley (hitórico da prova) !!!

Fala galera, td blz!! Ultimamente, os compromissos profissionais estão me deixando sem tempo para contar as histórias que fazem parte da minha vida na arrancada. Mas vamos lá, sobrando tempo vou atualizando. Obrigado pela paciência dos amigos que acompanham!
 
 Participamos da segunda etapa do campeonato Race Valley 2018, que aconteceu nos dias 27, 28 e 29 de julho na pista de Tremembé-sp. Foi a primeira vez que andei lá e a experiência foi fantástica.
 
Antes da corrida, o Klebinho fez uma revisão completa no motor.

Aproveitamos para revisar tudo; motor, cabeçote, turbina e demais itens.

Klebinho e Gui na luta! Mais que amigos, queridos irmãos! Amor pelo que fazem!!

O motor estava zerado! Bielas perfeitas (Pure Performance), pinos perfeitos (Sapinho) e pistões também (AFP).

 O bloco (Golf), estava com folga no cilindro e precisou de um "brunimento" de cilindro, em breve vou passar para 0.84mm o pistão. A AFP forneceu o jogo de 83,5mm e está fabricando o 84mm para o novo motor.
 
Com tudo novo; pistões, bronzinas, anéis de pistão, etc; o Klebinho fechou o motor novamente.
 
O cabeçote foi o mesmo caso, foi para o André da "Hot Flow", para uma revisão completa.

O André aproveitou para montar com os pratinhos de alumínio (fabricado pela Hot Flow), já que os antigos ainda eram de aço.

Cabeçote pronto, era hora de montar o comando e levar para Limeira.

Sábado, uma semana antes da corrida, o Passat foi finalizado.

Ficou perfeito com a revisão, tudo Top!

Deu tempo até de bater um truco na "bat-caverna"!

Carro lavado e encerado pelo mestre Vinão, era hora de esperar a cegonha para carregar.
 
Faz tempo que não participava de uma corrida fora do ECPA, com os compromissos pessoais fica difícil sair, mas graças a Deus, desta vez deu certo.

O carro chegou quinta a noite com o caminhão do "Buda", na sexta de manhã estávamos lá pra descarregar. A pista de Tremembé, fica a exatos 290km da porta da minha casa em Limeira-sp.

Passat no chão! Bora conhecer o Race Valley. Na prova pela Klebinho Racing estavam o Baga DT-B;

E o Gol DT-B top do Rui.

A primeira impressão que tive do local foi ótima, um amplo estacionamento/box, tudo muito organizado e limpo.
 
Fui para a pista e a visão é de cinema! As propagandas no muro esquerdo e as bandeiras ao longo da pista, te fazem sentir-se na terra do "Tio Sam". Muito legal.

Conheci a família Porte, que por sinal nos atendeu super bem. Numa conversa informal ele me contou que a pista é praticamente uma cópia de uma pista gringa, no qual o filho dele, o Henrique Porte, trabalhou lá fora e veio com todas as informações. O dono da pista americana, ajudou passando todos os dados de metragem e infra estrutura. O Agnaldo disse que as diferenças são mínimas, pois aqui teve algumas mudanças para adequar ao terreno da pista. Ele disse que enviou um pôster de uma foto aérea da pista do Race Valley para o americano depois de pronta, agradecendo a generosidade. O gringo enviou também um pôster da pista dele para o Agnaldo, como forma de parceria e agradecimento. Muito top!

Fui para a vistoria, que por sinal é muito legal, com uma plataforma para girar o carro para retornar ao box. Comandada também pelo competente Rogério Gregóris.

 Bom, era hora de acelerar! Bora ver o tempo do Passat no Race Valley. Outro detalhe é o banheiro que existe na fila do pré-alinhamento, todo organizado e limpo, mostrando que o principal foco ali, são os pilotos!
 
Passatão na bala! Tudo perfeito!
 
Como é de costume, na primeira largada o Klebinho coloca uma regulagem mais "light", para ver se da pra frear legal e se o carro sobe sem falhas, ou qualquer outro problema.
Larguei e senti tracionar muito, veio lindo, mas faltou pressão de terceira.
 
 O tempo foi ótimo para a primeira largada, 1.836 de 60 pés, 4.747 de 100 metros e 6.968 segundos a apenas 181 km/h. Deu pra animar, o carro provavelmente iria entrar bem mais baixo, era hora de colocar "vento" e passar mais uma no treino.

O parceiro Enorme do HotCampinas, começou a transmitir as corridas do Race Valley da mesma forma como faz no Velopark, desde a sexta-feira de treinos. Muito legal para amigos e família nos acompanhar ao-vivo. Parabéns Enorme, você é o cara!

Alugamos uma barraca fixa no Race Valley e o lugar era ótimo, ficamos ao lado da equipe Lelo.

Segunda do treino e o carro apagou na largada e mesmo assim largou 1.8 de 60 pés e veio mais uma vez nos 6.9s. Tava com cara que viria coisa boa por aí!

Segunda puxada, essa mesmo apagando veio mais velocidade. Outro detalhe, que percebemos que o motor aceitou mais pressão de turbo, mostrando alguma diferença "atmosférica" em relação ao ECPA.
 
Fiz mais duas puxadas no treino de sexta, mais para achar o tempo do pinheirinho e ver se estava largando 60 pés, era hora de guardar o carro e ir para as classificatórias no sábado!
 
O tempo da lâmpada do pinheirinho da Produpark é um pouco diferente em relação ao da Cronos, então fui me achando para acertar reações.
 
 Na parte da noite o treino ainda rolava, essa hora eu já estava com umas "par" de gelada pra cabeça..kkkk! E o Aranha na pista dando show como sempre! Sentei lá na largada e curti várias puxadas. Tinha muito carro top!

 A noite o clima é fantástico, tudo muito bem iluminado e organizado.

 Pra quem gosta de arrancada, tomar umas geladas e bater um bom papo; esse é o lugar perfeito!
 
Depois de uma noite de sono e do café da manhã na pousada Maria da Graça, era hora de acelerar no sábado.
 
Apesar de simples, a pousada fica perto da pista e 90% dos ocupantes eram pilotos da arrancada.
 
De volta a pista, aconteceu um treino apenas para pilotos que não andaram na sexta feira. Foi uma ótima oportunidade para eu assistir esses canhões da arrancada brasileira. Lindo ver o Opala Metal, Celso Camargo, os FLD, TT-B e "cia" arrancando! Tooopppp!!!

Equipe "Los Hermanos" em peso no local!

Esse fiz questão de ver de perto, atual sensação da arrancada brazuca, Bryan Gabardo e seu Chevette monstrão!!

Como disse, fiz questão em ver de perto! Olha o "calangão" lá atrás! kkkkk....essa porra larga muito! Vai toma no........!!!!!!!!!!!

Um cara gente fina que conversei lá, foi o Leonardo do Valle (Chevette TT-B preto da Julieta). Estava dando empinadas fora do comum, tirando as rodas traseiras do chão! Loucura ver de perto!

 Outro carro que ficou top de perto é o Gol do meu amigo Sergio. Top Sapo!

Bom, hora de briefing dos pilotos e não coube gente, de tanto carro inscrito na prova. 30 pilotos inscritos somente na DT-B!

 Bora pra primeira puxada. Tempo antes na fila de conversar com amigos e relaxar.

Burnoutinho pra deixar no jeito! Primeira classificatória válida.
 
Não é desculpa, mas queimei por - 0.026s, pois o Junior de Brasília largou - 0.169s queimado! Quando alguém larga muito antes, se você não estiver concentrado, você queima junto (foi o meu caso). Vi ele pulando na frente e soltei o pé um pouco antes.
Mas essa não foi a pior parte, o carro largou bem com 1.852 de 60 pés, de segunda marcha destracionou (dei até uma pedalada) e mesmo assim veio de 4.777s de 100 metros, mas quando coloquei a três, dei no "booster +" e o carro falhou, som característica de derretida de alguma coisa, apagou na hora o motor e passei no embalo. Entrou 6.9s mesmo com a quebra.
 
 Tempo da puxada.

 Depois de voltar rebocado para o box, o Klebinho descobriu o que aconteceu. O Passat anda no máximo de pressão de turbo no ECPA, na casa dos 3.2/3.3 kg (bar) na minha turbina Auto Avionics A40.2. Lá por diferenças de atmosfera, o motor aceitou mais pressão de turbo.
Na hora que dei no botão do "booster +", veio 3.6/3.7 kg final. Até aí ótimo, mas o problema é que não tinha regulagem de ponto acima de 3,5kg, ou seja, na hora que passou disso o ponto foi lá na casa do chapéu e derreteu o cabeçote. Nunca imaginávamos que a turbina poderia passar dessa pressão, mas aconteceu. Então bora arrumar.

 O Klebinho/Gui e Discão, meteram a chave em tudo e em pouco mais de 30 minutos estava com o cabeçote na mão para soldar. Infelizmente é uma das únicas partes do carro que não tenho reserva.

 A sorte é que nosso amigo e preparador Oséas, que é da nossa cidade e estava lá com o Castanheira e seu Chevette TST (que fez bonito e andou na casa dos 5.9 segundos).
O Oséas leva com ele um mundo de ferramentas e tinha uma máquina de solda de alumínio. Ele fez o serviço na hora e ficou perfeito. Valeu Oséas!

 Como era sábado por volta das 13:30 horas, seria difícil achar alguma retífica para fazer o serviço de plaina do cabeçote. Fui atrás do parceiro Tomate, que faz o carro do Nagy (DT-A), lá me informaram que o Nagy mora na cidade e conhece tudo por lá. Agradeço ao Tomate e ao Nagy pela atenção e boa vontade. O Nagy ligou para umas quatro pessoas até achar um amigo dele que poderia me ajudar. Valeu, muito obrigado!

Apresento-lhes o "Monstrinho", torneiro de 1000 anos de experiência, que fui buscar na sua padaria já de boa, tomando uma e que fez a gentileza de parar seu descanso de sábado para me ajudar. Ele não é especializado em cabeçotes, então fez o possível para "plainar" o cabeçote. Obrigado parceiro, nos salvou no fim de semana.

A tarde começou a chegar e eu ainda estava no corre das peças. Com isso perdi a segunda puxada válida da DT-B.

Cheguei por volta das 17:30 da tarde, logo a equipe começou a lavar as peças e a montar o cabeçote para instalar no Baga.

 Arrumamos um jogo de anel o´ring que eu tinha de reserva e o Klebinho começou a colocar tudo pro lugar.

 Tome aperto no cabeçote!

 Da esquerda pra direita; Gaúcho no churras, Bochecha "cornetando", Discão na luta e Klebinho na montagem.

 Pronto! Vocês são os caras galera. Passat funcionando de novo!!

 Ainda deu tempo de sentar e relaxar a noite, comendo um bom churras com uma bem gelada.

 Domingão e o negócio estava fervendo! Arquibancada lotada!

O Snaple estava sem dó no VHT. Será que os tempos iriam cair!? rsrsrs!

 No retorno para o box, o pessoal monta barracas no estacionamento e fica curtindo a prova acompanhado de um churras.

Fica uma interação legal, pois da para ver os carros de perto. Eu por várias vezes que passei, o pessoal me chamava e dava uma força, um alô, muito bacana.

Bom, terceira puxada válida e era hora de se concentrar e acertar tudo. Reação, pista, etc.

Pela cara de "Mad Max" a largada seria boa! kkkk
 
 O motor se mostrou bala, funcionando perfeito. Concentração 100%!

Cara, fico puto quando eu acerto e o carro não colabora! Larguei 0.044 de reação e ele "ajoelhou" na largada. Perdi a chance de talvez me classificar entre os 8 melhores. Mesmo apagado eu resolvi acelerar para ver se tudo estava em ordem, mas na freada o motor "apagou" novamente.
 
No box o Klebinho viu que o anel o´ring novo não vedou a compressão. Ou pela plaina do cabeçote que não ficou 100%, ou o anel tinha algum problema. O único jeito de ir para a última bateria classificatória, era tirar a água do motor e largar seco. Teríamos que empurrar o carro até a largada e ver no que dá.
 
Sabe aquela história do tudo ou nada! Então, já que é sempre tudo, melhor colocar nitrometano e ir pro pau!! kkkkkk!
 
 Sabíamos que num eventual tempo bom e classificação, provavelmente não poderíamos continuar, mas porque não tentar.

 A água foi retirada e tudo pronto!

 Gelo no ice e todos os parceiros ajudando. Obrigado galera, isso que faz a arrancada tão maravilhosa!

 Só no braço agora pra alinhar.

 Ultima checada e concentração para acertar a puxada.

 Dei a partida e tudo tranquilo.

Vamos lá, preparando pro burnout!
 
 O motor com o "xixi de rato" ficou esperto demais! rsrs!

 Estava com um dilema; arriscar a reação, mesmo sabendo que seria difícil continuar, ou segurar um pouco e eliminar a probabilidade de queima, mas pelo menos ter um tempo bom, já que não tinha feito nenhum ainda (uma queima, uma não andei e a outra apagou na largada).

 Resolvi ser mais cauteloso e garantir um tempo.

 Última largada, com os amigos e familiares assistindo pelo Hot. Top!

 Larguei com reação mais alta e saiu bem, 1.856 de 60 pés, botei dois e ascendeu bem passando 4.746 de 100 metros e abriu lindo no final, mas de novo um barulho de quebra e o carro passou já desligado. Veio um bom tempo; 6.918 segundos, mas poderia vir bem nos 6.8s se não fosse a quebra.

No fim, fiquei até feliz de conseguir andar e ser constante nos 6 segundos, mesmo com os problemas do fim de semana, terminei em 18° lugar entre os 30 carros, com sensação de dever cumprido. Sabiamos que lá poderíamos ter andado na casa dos 6.8/6.7s, mas não foi dessa vez. Agradeço a todos que me ajudaram, principalmente a Klebinho Racing; Kreb´s, Gui, Disco e meus amigos que lá estavam; Junior, Rui, Bochecha e Gaúcho, que não mediram esforços em colaborar. Obrigado minha família por me incentivar e me ajudar! Amo vocês!

 Bora levar as crianças pra casa! E pode ter certeza que se Deus me permitir, estarei lá de novo numa próxima oportunidade.

 Resultado final da "brincadeira". Onde o anel não vendou, uma bela derretida entre os cilindros.

 O cabeçote novo já está quase pronto nas mãos do mestre André "Hot Flow". Falta apenas montar e semana que vêm já estará no carro.

 Vamos para mudanças na suspensão, colocando novas bandejas, pois tivemos problemas com as antigas que estão tortas. Sofri com alinhamento no Race Valley.

Estou trocando o agregado, que tinha lastros e esse entra original. Mudamos os lastros de posição. Vou atualizando em breve.

O Rui, logo na sua terceira prova pelo Klebinho, fez bonito! Esse carro é top galera, com grande chance de ser um dos melhores do Brasil em breve. Com equipamentos de ponta, já apareceu no Race Valley. Parabéns Rui!
 
 Parabéns ao Klebinho que colocou a mão no carro e já fez ele aparecer! O Rui largou uma no treino de 1.796s de 60 pés, enquanto todos só estavam largando de 1.8/1.9.

Depois mandou uma dessa! 1.785s de 60 pés, 4.662 de 100 metros e como o Rui ainda está pegando o jeito, ele tirou o pé para engatar terceira e mesmo assim entrou 6.829s de 201 metros e olhem a velocidade; 200km/h! Caso tivesse passado de pé pregado, 6.7 baixo já teria e uma velocidade ainda maior. Lembrando que esse 1.785s foi o menor 60 pés de todos os DT-B no treino de sexta. Infelizmente já na sexta um problema de turbina e cabeçote tirou o Gol do Rui da prova. Mas já está provado que vem temporal por aí. E o carro já foi arrumado e aguarda uma próxima corrida. Boa sorte Rui!
 
 Os gols da GHS fizeram a festa, com todo mérito bateram o recorde e venceram a corrida, sem duvida os melhores DT-B da atualidade. Parabéns ao piloto Alessandro Weiss pelo recorde de 6.473s, fazendo todo mundo ter que trabalhar para melhorar. Parabéns galera!

Outro que merece o parabéns, é o Piloto Sandro Ney e sua equipe, que estamparam 6.797 na DT-C. Nova marca a ser batida na categoria. Show!

Parabéns a todos do Race Valley, ainda muita história será escrita naquela pista! Foi feita por quem entende de arrancada e o resultado só podia ser sucesso!

É isso galera, agradeço a todos e até a próxima!

Obrigado aos meus amigos patrocinadores! Lembre-se sempre, sem vocês não seria possível!

- Auto Avionics Turbos
- AFP Pistões
- HotFlow Cabeçotes
- Injepro Injeção Eletrônica
- Displatô Embreagens
- Teco Soldas
- Dinâmica Bombas
- PSI Cabos
- AG Racing Componentes
- Fusca Suspensões

Fotos: DG, DragsterBrasil, Power Atomic, Garage371, ProNegs, Anderson Arroiz e Camila Camargo.

12 comentários:

  1. Top ein Coxa, parabens pela estrea no Race valley e pela garra de piloto e equipe por sempre conseguir resolver qualquer obstaculo !!! vcs são feras demais..

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  2. Sensacional Coxa, eu entro toda semana no blog esperando as notícias! O Baga está sensacional, parabéns a todos os envolvidos.

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  3. Muito bom os tempos, mesmo com problemas o carro andou muito bem. parabéns.

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  4. Muito legal acompanhar.
    Não me canso de parabenizar.
    Fiquem com Deus.

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  5. muito bala seu blog coxa acompanho faz tempo, só cuidado, o gaucho é viado hahahah brincadeira primo é gente fina. abraço meu amigo

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    1. Fala Gui! Td blz!!

      kkkkkk... o gaúchinho é viadinho, mas é meu amigo! rsrs... gente fina demais!!

      Obrigado pelas palavras! Abração!

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  6. Fala Coxa blz?
    Qual Biela vc usa e para qts hps?
    Estou montando um projeto para rachão.
    Abç.

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