sexta-feira, 20 de julho de 2012

PODE ISSO ARNALDO ???






Achei esta foto na net e fiquei intrigado. Seria um famoso Oldsmobile Toronado de tração dianteira competindo na década de 60 com um belo burnout? Logo vi que não, pois o modelo se tratava de um Old´s 442 de 1966. O Toronado (última foto, carro dourado), era fabricado em 1963 como um novo conceito, já que foi o primeiro carro tração dianteira dos EUA e ainda com motor V8. Sempre busquei uma foto do Toronado numa prova de arrancada, mas como poucos modelos foram produzidos, essa foto não existe, pelo menos que eu saiba.
O carro da foto do burnout era um carro de demonstração, carros para exibição eram muito comuns na década de 60, na maioria das vezes eram fabricados com dois motores, ou até mais e eram mais usados para burnout´s, do que para competição. Este Old´s 442 da foto tinha a transmissão do Toronado na dianteira com um motor V8 de 1000hp, e na traseira outro V8 também com 1000hp com um diferencial do 442, o que tornava o carro 4x4! Curiosamente nas fotos só a roda dianteira faz fumaça, mostrando que tração traseira traciona e a dianteira não, rsrsrsrsrs!!!
O carro ficou tão famoso que até um kit da Monogram em escala 1/24 era vendido para montar!
Abraço a todos!

3 comentários:

  1. Vejam:
    http://www.hotrod.com/featuredvehicles/113_0502_1966_oldsmobile_tornado/viewall.html
    Assistam:
    http://www.youtube.com/watch?v=iSiOLr6Kyds

    ResponderExcluir
  2. Este carro não sobreviveu, era meio ruim de controlar, tinha alguns problemas serios e mexia demais, acabou em acidente. É muito famoso, foi bem marcante a sua época.
    Como curiosidade, vale lembrar que nos anos 80 um amigo teve um opala sedan modificado que recebeu um motor e cambio de olds toronado, chamavamos de toropala, era do Loy Damasio, acelerava um absurdo para a época e se não me engano muito chegou a marcar 11 segundos nos 400 metros em jacarepagua. Sobreviveu e está sendo restaurad numa oficina de outro amigo, no grajau, rio de janeiro RJ.

    ResponderExcluir
  3. (????)- É o Toronado foi uma idéia bacana, mas sem sucesso.
    Muito bacana a história do Loy Damasio, seria muito bacana ver as fotos desse carro. Se der pra mandar eu agradeço!

    Abraço!!

    ResponderExcluir