quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Recorde FLD, Sergio Sápinho !!!

A quanto tempo sonhávamos com isso! Finalmente e de forma sensacional, o Sergio Sapinho entrou na casa dos 7 segundos nos 402m, batendo o recorde da categoria FLD! O mais incrível além do tempo, é a velocidade de 305km/h. Parabéns Sapo, muito merecido com nosso bravo VW AP e com muitas peças nacionais na preparação! Conjunto perfeito de carro e piloto e lembrando que esse é o primeiro VW tração dianteira  no mundo a entrar na casa dos 7 segundos!

Sempre que um tempo fantástico igual ao do Sapo é feito, muita gente pensa: "Qual será o recorde mundial?" "Será que estamos perto da melhor marca nos 402m?"
Bom, lógico que devemos pensar em vários fatores. Primeiro a respeito da categoria, qual a semelhança da nossa FLD em relação a similar gringa? Primeiro temos que voltar um pouco no tempo.
Depois que a NHRA abandonou a Sport Compact em meados de 2009, os patrocinadores se foram junto, então categorias como a Turbo Hot Hod FWD (que são carros com monobloco com preparação similar a FLD, ou seja, frente de fibra, pneus de 28x10 polegadas, carro todo depenado, turbo com mais de 70mm, etc); Sumiram de cena! Sem dinheiro para os pilotos investirem, a categoria praticamente morreu, dando lugar hoje a pilotos amadores, que correm na categoria OutLaw FWD (similar a nossa DT-A).
Existiu uma época de ouro na arrancada gringa com seus FWD Hot Hod e os Pro FWD, entre 2003 até 2008, e um dos principais carros da categoria Hot Hod era da piloto Stephanie Eggum, isso mesmo, uma mulher! Ela pilotava um Honda Civic que venceu várias provas entre 2005 à 2007 e  andava constante na casa dos 7 segundos, aliás, ela foi o primeiro FWD monobloco a entrar na casa dos 7s. Seu melhor tempo é de 7,870 segundos a 184 mph. (foto acima).

Olha quem em 2007 conheceu de perto a senhorita Eggum! Ele mesmo, nosso parceiro Cacá Daud, que conversou bastante com ela e com os mecânicos da equipe.

A Stephanie Eggum gostava de tudo que envolvia adrenalina, fazia parte de uma equipe de paraquedismo de formação. Em 2013 infelizmente um acidente aconteceu, num salto em formação com outros 40 companheiros, o paraquedas principal dela enrolou e ela teve que dispensá-lo, devido a baixa altitude ela abriu o reserva tarde demais. Chegou a ficar dois dias internada em um hospital de Chicago, mas faleceu aos 32 anos de idade. Fica aqui minha grande admiração e respeito por essa mulher, que vai ficar para a história como uma das grandes incentivadoras da categoria FWD. Que esteja com Deus!

Até hoje, a história conta que o melhor tempo da categoria Hot Rod Fwd é do piloto Ron Lummus, no seu Pontiac Sunfire com o tempo de 7,760 segundos, na pista de Pomona EUA em 2007 ou 2008, não sei bem. Então podemos dizer que o tempo do Sapinho está bem próximo ao melhor tempo conseguido até hoje por um FLD gringo. Tenho certeza que com as pistas atuais e a potência do gol do Sapo, é bem possível que ele chegue a este tempo. Vamos torcer para ter o menor tempo entre os dianteira de monobloco no mundo, para ver se os americanos comecem a montar carros similares novamente!

 Já que estamos falando em melhor tempo do mundo num tração dianteira, pra quem ainda não conhece, esse da foto acima é o "Pica das Galáxias" da tração dianteira drag race!

 Seu nome é Chris Rado e o carro era da também "falida" categoria PRO FWD, ou seja, carros tração dianteira com quase tudo liberado. Tinham chassis tubular, carroceria de fibra/ fibra de carbono, embreagens centrifugas, big turbinas, câmbio Liberty de 4 marchas, etc, etc! Eram carros muito caros de serem montados, precisavam de patrocínios grandes para manter as despesas, mas eram o maior show dos FWD no mundo.

Seu melhor tempo foi de 6,870 segundos, a 197 mp/h. Esse é o único carro no mundo que já andou na casa dos 6 segundos num tração dianteira, o feito foi conquistado em Pomona no ano de 2009. Hoje está jogado em algum barracão nos EUA. Triste de pensar.

Olha a fera ai! O mestre Chris Rado e o Cacá Daud em 2007. Abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário