quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Nova "Caixa de Brita" no ECPA !!!

 A mais de um mês acontecem obras para a renovação da caixa de brita no final da reta do ECPA. Na última etapa uma fatalidade tirou a vida do piloto André Minoru, depois que o acelerador do carro enroscou e ele não conseguiu evitar a forte batida. O carro do André parou na barreira de pneus, mas mesmo assim logo depois da etapa, o Fred que é dono e um dos responsáveis pelo autódromo, fez novas mudanças para aumentar a segurança de uma eventual batida que se assemelhe com a do André.

 O Fred buscou um padrão mais elaborado, já que as regras gerais sobre esse tipo de barreira são limitados no Brasil. Assim ele montou a nova barreira de acordo com o padrão "FIA" de
automobilismo, já que até a "NHRA" tem limitações de informações nesta área.

 O ECPA foi além do que a "FIA" pede no final de uma grande reta de um autódromo, fez barreiras intercaladas e com mais espaços de desaceleração do que pede o anexo internacional.

 Entre os espaços de desaceleração, pneus formam um tipo de "amortecedor" de impacto. Para amortecer até as batidas mais extremas. Todos os pneus foram trocados e furados para não acumularem água. Os pneus são da "Stock Car", que são muito macios e absorvem muito bem grandes impactos.

Mais de 1000 pneus foram usados no fim da caixa de brita, que teve também seu espaço "alargado", sendo assim, uma quantidade ainda maior de pedra brita foi despejado para ajudar na desaceleração. Parabéns ao ECPA, que desde a última etapa vem trabalhando na busca de aprimoramentos a favor de mais segurança para os pilotos de arrancada. Abraço a todos!

6 comentários:

  1. Seria legal também colocarem uma especie de tela como tem em algumas pistas dos EUA.

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  2. A reta é curta nao tem condições receber carros mais fortes. Neste caso os pneus só servem p juntar água parada.

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    1. Não é verdade. O ECPA tem 350mts de frenagem, mais 30 de brita! É maior do que a maioria das pistas de 201 metros no Brasil.

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  3. Apenas um curativo no machucado, reparem que a parte de desaceleração ainda no asfalta é em declive, a parte de brita é muito curta e essa quantidade de pneus é só quantidade e não qualidade, esta na hora de mudanças sérias e comprometidas realmente com a segurança de pilotos e publico. ECPA é um parque automobilístico fantástico, mas ta na hora de repensar a reta de arrancada.

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    1. Flavião, mais medidas serão tomadas. A brita vai aumentar de comprimento e vai ter a entrada nivelada. Os pneus funcionam sim! Só vendo de perto para entender o tamanho da mudança com padrão FIA.
      O ECPA vai exigir muito mais da segurança e isso já começou. Tivemos briefing com palestras sobre sinto de segurança, nova gaiola de proteção e na próxima teremos as mudanças em relação a incêndios.

      Abraço!

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