segunda-feira, 28 de junho de 2010

Homocinéticas pra "Cabra Macho" !!!

 
Homocinética original Golf/Golf GTI/Audi A3, numeração 15252 JAX GKN48 !!!


Serviço Sapinho de usinagem do entalhado para eixo forjado.


O pessoal tem me perguntado a respeito das homocinéticas que o sapinho recomenda e que são “inquebraveis”. O sapinho fala que não tem homocinética melhor que a do golf Gti, que também é a do Audi A3 e dos modelos golf 2.0.
Dois depois que coloquei, nunca mais tive problema com este item. Logo que comprei, eu mandei as homocinéticas para o sapinho, pois ele precisa fazer um serviço de usinagem no entalhado, que fica com um diâmetro maior devido ao eixo forjado ser mais grosso.
Se você for usar eixos de santana originais, o entalhado é igual e não precisa fazer adaptações, mas mesmo assim é bom no dia que você for comprar, levar um eixo e conferir o encaixe, pois foram fabricados alguns modelos diferentes.
Para colocar essa homocinética na torre do gol é preciso trocar o cubo, pelo cubo do Golf , tornear o cubo  para entrar no rolamento do Gol e colocar uma arruela entre o cubo e o rolamento, pois o cubo é maior de comprimento em relação ao do gol.
Como você trocou o cubo, o novo cubo tem 5 furos (5x100), pois é a furação original do Golf, mas você pode refazer os furos do cubo para 4, para continuar usando seus discos e rodas.
Outro detalhe é que como a homocinética tem um diâmetro maior que os originais e um desenho diferente, ela acaba pegando na parte interna da torre do gol, então é preciso tornear os ressaltos indicados com uma seta vermelha na última foto, deixando a face lisa. É isso galera, pelo menos o que eu posso ajudar, abraço a todos!

35 comentários:

  1. Pelo postagem coxa445!

    ResponderExcluir
  2. Ai sim, tentei comprar desse mais não achei, to usando do santana 2.0, tbm são bem resistentes. Não pra usar Hoosier.. rsrsrrs

    :D

    Depois vc poderia me passar uma relação de cambio pra usar em 201 metros hein! Se tiver tbm um cambio usado pra vender... abraços

    ResponderExcluir
  3. Então Kiko, as de Santana no meu não aguentaram não, mas se começar a quebrar no seu carro, coloca essas da matéria que acaba o problema.
    Nossa relação de marcha tem várias boas, eu não tenho sobrando, mas eu te passo sim umas relaçãoes legais. Te passo por e-mail!!
    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  4. Quanto sai o serviço de retrabalho das extrias de cubo para para utilizar esta homocinetica no sapinho?Daria para refazer as extrias do propio cubo de gol para usar esta homocinetica?
    Abraço belo blog
    `marcelo_

    ResponderExcluir
  5. Fala Marcelo, não sei o preço, mas não é caro não, ligue no tel:11-2201-1280 Sapinho. A respeito de fazer as estrias no cubo do próprio gol, até daria, mas não compensa, mais fácil colocar o cubo do Golf e refazer os a furação do cubo para 4 furos para as rodas. Abraço, valeu!!!

    ResponderExcluir
  6. Bela postagem coxa!Duvida de muita gente mesmo!
    So uma coisa este cod que informou da Homocinética" numeração 15252 JAX GKN48" é de qual marca/fabricante???
    PETER GODINE

    ResponderExcluir
  7. A marca parece ser JAX, eu olhei na peça e é o único nome. Abraço!!!!

    ResponderExcluir
  8. Poderia nos informar quantas estrias externas e internas ela possui e qual o Diametro dela?
    Quanto ao calço teria alguma foto para ilustrar como vc usa?
    Parabens pelo blog coxa, ta se torno uma area muito tecnica aqui e ajudando a galera em geral!

    Se poder ajudar no comentario que fizemos aqui
    http://coxa455.blogspot.com/2010/05/replay-chato-mas-com-uma-equipe.html


    MARCELO RIOS

    ResponderExcluir
  9. Fala Marcelo, preciso medir para ver o diâmetro correto e as estrias preciso contar também, no calço é fácil, use um calço tipo uma arruela larga, que tenha uns 3mm de espessura e que fique entre a homocinética e o rolamento do cubo....Depois eu passo as medidas das estrias e a respeito do pinhão do 4 marchas, eu respondi lá na parte dos comentários da matéria do replay chato...Abraço Marcelo, Valeu!!

    ResponderExcluir
  10. Caraca coxa que blog bacana mesmo parabens ai pela iniciatica!

    a-Sabe informar se estas homocineticas do golf da certinho nos eixos do gol gti 2.0 16v, sem precisar fazer adptação?

    b-Como vc ja deve ter testado baste soluções ai, qual seria a mais resistente as homocineticas do gol gti 2.0 16v ou esta deste modelo citada acima de golf?

    c-Usamos aqui os eixos de santana vc ja viu por ai quebrar este tipo de eixo?Pergunto porque vejo que o pessoal nao usa muito eles ai achamos que poderia ser pela durabilidade???

    d-Neste caso como falou que usa as tulipas de gol gti 2.0 16v do sapinho elas ja vem com as bolachas ou tem que comprar separado?Se sim saberia nos informar o marca/cod da que compra/usa por ai, porque aqui na concessionaria consegue somente os semi-eixos completos e os valores muito altos!

    Predrinho vasconcelos

    ResponderExcluir
  11. Opa, valeu pelas palavras Pedrinho. Então:

    A- Sim os eixos do Gol GTi são mais finos na ponta do lado da homocinética, então eu acho que da certo sim na homocinética do Golf sem adaptações, lembrando que a homocinética da foto da certinho com o eixo do santana, o que não da certo no eixo do santana é a tulipa do 16v.

    B- As duas são bem resistentes, mas eu já quebrei a do gol GTi 16v e essa do golf eu nunca quebrei.

    C- Quebra sim, quando é DT-A ele quebra, ou um DT-B com muito peso, mas do geral é bem resistente. Nesse caso eu usava: homocinética do golf (das fotos), eixo do santana, Tulipa da Kombi Diesel, bolacha do santana e blocante bertolothe para estria 8v, esse conjunto era muito bom, mas o eixo do santana e as tulipas da Kombi (que são mais resistentes que as do santana) começaram a quebrar depois que eu coloquei os pneus M/T para andar na DT-A, ai fui obrigado a mudar tudo para as peças do sapinho.

    D- Não vem junto não, mas em qualquer loja de autopeças vende essas bolachas de uma marca paralela, mas que é muito boa. Não me lembro a marca, mas só tem uma opção nas autopeças. Fica dificil ver agora, pois estão montadas no carro, mas vai sem erro que tem nas lojas de peças.

    É isso ae, abraço!!!!

    ResponderExcluir
  12. Estamos trocando aqui tambem as homocineticas e ficamos com a mesma duvida referente a quantas estrias externas e internas ela possui e qual o Diametro da peça...
    Bruno rik

    ResponderExcluir
  13. GKN é a marca da maior fabricante de juntas homocineticas no mundo, dominando o mercado nacional em 89% e mundial em 45%, trabalhamos com as maiores fabricantes mundiais, interessante que com carros fortemente preparados ainda assim sajam usadas juntas homocinéticas "quase" originais, isso mostra a eficiência de nosso trabalho. As juntas nao sao tão faceis de encontrar noo mercado devido a sua durabilidade, e pois a venda é direta entra fabrica - montadora , mas procure em autorizadas VW de sua região !

    ResponderExcluir
  14. Parabens coxinha por ajudar os mais necessitados, muita gente nao pensa igual a vc...
    Mais vamos ao q interessa, no meu carro uso as homocineticas internas do santana com tulipas do santana e blocante kaiser. meu carro quebra direto a homocinetica interna, o q vc indica pro meu caso?

    ResponderExcluir
  15. (Gustavo)- PUTS..Desculpa Gustavo, não tinha visto a sua pergunta. Coloca a da Kombi Diesel que melhora em 80% a quebra e se não parar, compre as do sapinho forjadas, tamanho do santana. Abraço!!!

    ResponderExcluir
  16. aí beleza , cara vc sabe qual bolacha de caixa posso usar em um santana com a caixa do gol gti 2.0 16v ? pois estou colocando essa caixa no meu santana e tenho q fazer essa adaptaçao ! abraço e grato se puder me ajudar !

    ResponderExcluir
  17. Vc tem que usar a tulipa e a bolacha do 16v mesmo. A bolacha é facil, temm em qualquer loja de peças de reposição, mas a tulipa é mais foda, tem que caçar por ai, ou comprar do sapinho!!
    Abraço!!

    ResponderExcluir
  18. bolachas do gti 2.0 16v so o sapinho tem ! nas auto peças nao tem mais e nem tao pouco em concesionaria !

    ResponderExcluir
  19. alguem pode me responder se posso azer esta modiicação na homocinetica da nissan quest 3.0 94???

    ResponderExcluir
  20. alguem pode me responder se posso azer esta modiicação na homocinetica da nissan quest 3.0 94???

    ResponderExcluir
  21. Coxa!
    Voce precisou comer as torres para colocar os rolamentos do Golf? No meu nao deu certo e tive que comer um pouco do cubo e colocar os rolamentos do AP mesmo. Mas tive outro problema... a pinca de freio ficava pegando no disco. Aconteceu isso com voce?
    No meu nao precisou da arruela... nao pegou na torre.
    Uso os eixos do gol 2.0 (igual ao do santana) com cubos de golf refurados.

    ResponderExcluir
  22. Boa noite desenterrando o assunto, gostaria de usar as homocineticas do golf mais estou com a mesma duvida do amigo com a questao do rolamento do cubo pois as medidas sao diferentes, se o amigo puder ajudar com novas informações, na net nao se acha informação alguma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Johnata barcelo! Como faz muito tempo que postei, eu tinha deixado meio "vago" na explicação, dei até uma corrigida no post, mas vamos lá.

      Para colocar essas homocinéticas na torre do gol é preciso trocar o cubo pelo cubo do Golf , tornear o Cubo do Golf para entrar no rolamento do Gol e colocar uma arruela entre o cubo e o rolamento, pois o cubo é menor de comprimento em relação ao do gol, acaba entrando muito e por isso o amigo acima "anonimo" teve esse problema. Essa arruela eu não me lembro a espessura, mas basta um tamanho em que deixe o cubo do Golf na mesma posição do cubo do Gol.

      Abraço!!

      Excluir
  23. Coxa, postagem antiga mas de muita valia pra mim!!

    To montando uma receita:
    - Homocinéticas de GTI
    - Eixos de Santana 2.0
    - Cubos de GTI (A furação que pega.. uso as rodas de alumínio da BMW e são 5x120)
    - As famosas bolchas.. podem ajudar em uma boa pra rua ?
    -- Vi que comentou sobre kombi a diesel.

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Jonas! É isso mesmo. Homocinética de golf GTI, cubo do mesma com furacão 5x100 ( já respondendo sua outra pergunta do outro tópico sobre o que fazer para colocar com 5x100), no cubo do GTI não é possível colocar 5x120, então o melhor é refurar a roda com 5x100 e deixa-la com multi furos, ou fechar os 5x120 e refurar com 5x100. Espaçadores nem pensar, ou como vc disse colocar os do Sapinho. Sobre as tulipas e bolachas as únicas são as de santana mesmo, ou raramente as tulipas de Kombi para bolachas do Santana. Mas o melhor mesmo são as forjadas do sapinho 8v, ou as 16 v que são melhores ainda. O problema é que vc vai ter que trocar o blocante caso for as do 16v.
      Abraço!!

      Excluir
    2. Legal Coxa!!
      Essa semana li o blog inteiro e sai fazendo perguntas hehehe

      Gostei muito do conteúdo! É empolgante ler não desista dele nunca !!

      Agradeço as informações, meu carro tem lá seus 400 cv, pretendo subir um pouco mais então já estou me preparando pra investir nesse conjunto.

      Agora já tenho o caminho das pedras .. Obrigado...

      Excluir
    3. Opa, muito obrigado pelas palavras Jonas, o objetivo é ajudar mesmo!

      Abraço

      Coxa!

      Excluir
  24. Uma informação útil para quem usa rodas de alumínio BMW 5x120.

    A recuperg faz os cubos para estria Golf por R$ 300,00 cada.

    São R$ 500,00 de economia em relação aos Sapinho.

    http://www.recuperg.com.br/produtos/detalhes.php?prod1_cod=1224

    http://www.recuperg.com.br/produtos/detalhes.php?prod1_cod=1319

    ResponderExcluir
  25. Coxa belo post, compartilhar informações sempre é bom meu amigo, tem seguido seu blog, vou partir para essa ai da foto estou com problema serio coloquei uma multi disco ceramic power e agora a de santana é uma a traz da outra, o curioso que gostaria de te perguntar se vc ja viu esse problema ela quebra no pé do entalhado da homocinética. já verifiquei tudo não tem nada de errado já coloquei nova, original já fiz de tudo ai agora estou colando essa da foto. vc já viu isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, td blz.

      Sim eu já vi esse problema, é comum.
      O quê está acontecendo, é que a nova embreagem está pegando demais, e como a homocinética é fraca, ela quebra no entalhado. Troque para o modelo acima, e caso quebrar a de Golf, que é muito difícil, ai pode ser um problema diferente, ou embreagem muito bruta, ou estão apertando demais o parafuso da homocinética.

      Abraço!

      Excluir
    2. obrigado pela resposta estou colocando a do golf essa da foto, com os cubos da recuperg que já vem pronto para usar elas, ai posto aqui como vai ser a experiência. abraçoo

      Excluir
  26. Opa, vim desenterrar sua postagem... gostaria de saber se tem algum torque especifico para apertar as pontas de eixo... tenho um gol g3 com toyo 205, bolacha de santana e usava as pontas originais do 1.6 ... andando +ou- com 400 cv roda... nunca tive problema. Mudei o pneu para 225 pensando em melhorar o grip (ando em interlagos sem tratamento) aproveitei e coloquei as pontas do santana grandes, porem acho que o vendedor me vendeu chinesas. Uma ponta quebrou na primeira puxada (detalhe que a pista estava molhada, nem dei tudo) a duvida é: será que estava muito apertado a porca que preende e por isso estourou ou estas chinesas estouram mesmo? Coloquei agora da Spicer e não testamos ainda. Pensei em colocar do golf, mas queria arriscar em algo mais simples, sem tanta adaptação, se não tiver jeito, vou ter que partir para as do golf.
    Abs e parabéns
    pelo Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, td blz irmão. Desculpe-me a demora, o blog não estava notificando as perguntas.

      Olha, não usamos torque especifico para apertar as homocinéticas, mas é o famoso "encostar bem", não pode apertar muito, tirar água do parafuso. Acredito que pode ser mais por falta de qualidade, do que aperto da porca.
      As homocinéticas do Santana quebram mesmo, não tem jeito, ainda mais de r888, melhor no futuro vc partir para as de Golf!

      Abraço!!

      Excluir
  27. Boa noite amigo pode me ajudar eu tenho um gol g3 era 1.0 16v e troquei o motor por um motor 2.0 de Santana ano 96 o motor é original queria saber qual semi eixo usar nele

    ResponderExcluir
  28. Eu comprei os semi eixo do gol ap mas nao sei se é 1.6 1.8 ou 2.0 ai fui atras pra pesquisar e acabei axando seu blog se poder me ajudar ficarei muito grato mais so oq ja li a cima me deu uma.grande luz

    ResponderExcluir