segunda-feira, 28 de junho de 2010

Homocinéticas pra "Cabra Macho" !!!

 
Homocinética original Golf/Golf GTI/Audi A3, numeração 15252 JAX GKN48 !!!


Serviço Sapinho de usinagem do entalhado para eixo forjado.


O pessoal tem me perguntado a respeito das homocinéticas que o sapinho recomenda e que são “inquebraveis”. O sapinho fala que não tem homocinética melhor que a do golf Gti, que também é a do Audi A3 e dos modelos golf 2.0.
Dois depois que coloquei, nunca mais tive problema com este item. Logo que comprei, eu mandei as homocinéticas para o sapinho, pois ele precisa fazer um serviço de usinagem no entalhado, que fica com um diâmetro maior devido ao eixo forjado ser mais grosso.
Se você for usar eixos de santana originais, o entalhado é igual e não precisa fazer adaptações, mas mesmo assim é bom no dia que você for comprar, levar um eixo e conferir o encaixe, pois foram fabricados alguns modelos diferentes.
Para colocar essa homocinética na torre do gol é preciso trocar o cubo, pelo cubo do Golf , tornear o cubo  para entrar no rolamento do Gol e colocar uma arruela entre o cubo e o rolamento, pois o cubo é maior de comprimento em relação ao do gol.
Como você trocou o cubo, o novo cubo tem 5 furos (5x100), pois é a furação original do Golf, mas você pode refazer os furos do cubo para 4, para continuar usando seus discos e rodas.
Outro detalhe é que como a homocinética tem um diâmetro maior que os originais e um desenho diferente, ela acaba pegando na parte interna da torre do gol, então é preciso tornear os ressaltos indicados com uma seta vermelha na última foto, deixando a face lisa. É isso galera, pelo menos o que eu posso ajudar, abraço a todos!

domingo, 27 de junho de 2010

O fantástico pneu Hoosier !!!

Depois da primeira prova o desgaste foi bem pequeno, mesmo com alguns burnouts o pneu continua com as marcações zeradas.
"Grudento", onde passa leva tudo!!!
Estava analisando meu pneu Hoosier depois da última prova e é nítida a diferença em relação a marca M/T, não sei se porque meu pneu era aro 14 e de um lote mais antigo, mas o M/T nunca teve uma superfície tão “grudenta” que nem a superfície do Hoosier, percebam nas fotos, onde o pneu passa ele vai levando pedras, sujeiras, ou qualquer coisa que estiver no caminho. Ainda tem a reação do carro, que para mim está largando mais forte, vamos ver na prova se eu consigo entrar com um 60 pés menor, de quando usava o M/T 14. É testar para ver, abraço a todos!!!

Nova embreagem Displatô !!!

Novo conjunto Displatô Carbono de um disco.
Disco Carbono Displatô.
Conjunto montado, setas azuis indicam a montagem correta.
Para a próxima prova vou andar com uma nova embreagem da Displatô, essa embreagem é de apenas um disco de carbono. Já andei com a multi-discos cerametalic e também com a multi-discos carbono, ambos funcionaram perfeitos, mas com uma vantagem para a multi carbono, pois ela é mais progressiva para sair e judia menos da transmissão e da coroa e pinhão. Agora vou testar uma com apenas um disco, que é mais leve e já é usada em fuscas da FLT, caso do fusca do piloto e preparador Sandro Bruno, na teoria se aguenta um FLT é para se sair bem na DT-A também, então na próxima prova vamos exigir e testar de todas as maneiras a nova embreagem. Lembrando que a multi-discos eu usei em 5 provas e mais alguns treinos e quando tirei estava perfeita, apenas com um desgaste natural dos discos. Abraço a todos!!!

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Projeto Passat. Parte 1 !!!

Pegando o passat hoje de manhã, dia 25/06/2010.
Apesar do ano, até que está liso de lata o passat 74.
Daqui por diante é muito trabalho e ajuda de Deus para fazer um belo carrinho!!!
Começa hoje, dia 25/06/2010, um projeto bem legal para quem gosta de ver em detalhes uma montagem de um carro preparado, mas não uma montagem qualquer e sim uma reforma de lata e pintura completa, com preparação de suspensão, motor, acabamentos, escolha de peças e reforços na estrutura do carro. Para isso eu não queria um carro qualquer, ou igual aos outros e sim um carro que ninguém bota “fé”, ou seja, não um carro atual e fácil de fazer e virar tempo, mas um carro antigo que se encaixe nas categorias atuais e que também possa servir para dar um role na rua.
Como gosto de carros antigos e a brasa é a prova disso, eu andava a tempos procurando um passat 1974, que na verdade é o primeiro ano do modelo e também por se encaixar na categoria DT-B, pois é essa categoria que o carro vai andar. A idéia é trabalhar muito no peso e na tração do carro, pois esses são os pontos ruins do passat e também fazer com que o carro fique extremamente bonito e bem feito. Para vocês terem uma idéia o carro vai contar com rodas gringas da marca Douglas na traseira e provavelmente da marca Bogart na frente, além de contar com tudo de bom em termos de motor, câmbio, suspensão e eletrônica.
O legal dessa história toda é que como peguei o carro hoje, pode ser que fique pronto daqui a um ano, dez anos, ou em seis meses e esse tempo quem participar do meu humilde blog, vai conferir em tempo real, ou seja, mostrando todas as dificuldades e alegrias de se fazer um carro do zero. Outra coisa muito legal é a idade do carro e até um desafio pessoal, que é fazer o carro do ano de 1974 andar bem tanto nos 201 metros, como nos 402 metros.
A primeira parte desta empreitada foi realizada hoje, pois fui buscar o carro que estava em uma cidade vizinha a Limeira, seu antigo dono o Nando é um cara bem bacana e cuidou bem do carro. Como vocês podem ver nas fotos a lata é bem lisa e a estrutura é muito alinhada e até me surpreendeu, devido ao carro ter 36 anos. O passat tem documentação em dia e conta já com turbo e combustível a álcool no documento, apenas vou ter que regulamentar rebaixado. O carro já está no tapeceiro Tasca, que vai desmontar todos os vidros e interior do passat, deixando o carro já encaminhado para o funileiro. Essas vão ser as duas primeiras etapas, na sequência o carro vai para a montagem de gaiola de proteção e preparação da suspensão, depois disto volta para a pintura. Para vocês terem uma idéia vou colocar uma lista de peças que provavelmente vão ser usadas no carro;
Carro: Passat Ls 1974
Cor: bege, mas a nova cor ainda não foi decidida
Motor: Ap 2.0 bloco baixo
Prisioneiro: ARP
Pistão: AFP 83,5 com pino forjado
Biela: Ancona
Cabeçote: 8v unilateral, preparado pelo André da Hot Flow
Comando: Carllini
Coletor de admissão: Zorzetto
Corpo de borboleta: Blazer
Turbina: Master Power .68
Coletor escape: Exhaust
Válvula Blow Off: TIAL
Válvula reg. Pressão: Macktech
Bicos: 8 com 160lb/s
Embreagem: Displatô Carbono
Câmbio: Sapinho engate rápido
Blocante: ???
Eixos: Sapinho Forjado
Tulipas: Sapinho 16v
Bolachas: Ap 16v
Homocinéticas: Golf sapão
Alavanca: Magrão
Injeção: Fueltech
Datalogger: Fueltech
Intercooler ou Icecooler: ?????
Rodas: Frente: Bogart, Traseira: Douglas
Pneu dianteiro: ????
Pneu traseiro: M/T 22,5x4,5-15
Amortecedores: Glauco
Bombas: 6 GTI

Bom, não vou lembrar tudo agora, mas são as peças que já tenho na maioria. Vou sempre postando quando o projeto for evoluindo e contando e mostrando tudo em detalhes. Por enquanto é só, um grande abraço a todos!!!

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Foto da Semana !!!

Olhem essa foto, incrível a entortada de chassis que este Pro Mod da em uma escapada no meio da reta, percebam a roda dianteira como está desalinhada com a torção do chassi. Vemos o quanto é importante um chassi bem montado, pois a exigência é tremenda em carros com essa cavalaria. Abraço a todos!!!

Terceira etapa do campeonato ECPA !!!

A terceira etapa do campeonato ECPA de arrancada acontece dias 09,10 e 11 de julho. Eu acabei me dando mal por causa desta data, pois dia 11 será a final da copa do mundo e mesmo que o Brasil não chegue lá, eu já tenho marcado um compromisso para este dia. Acho que nem irei participar desta etapa, vou apenas deixar meu carro pronto e se der tudo muito certo vou andar só na sexta de treino e no sábado de prova. Acho um pouco errado esta data que o ECPA escolheu, mas eles têm seus compromissos e motivos. Esta semana vou postar as fotos da nova embreagem e espero a chegada da coroa forjada do sapinho que vou usar, espero que com essas mudanças possa eliminar o problema da quebra da coroa nas passagens. Por enquanto é isso, abraço a todos!!!

terça-feira, 22 de junho de 2010

Novo FLT da Rápidos !!!

Novo Força Livre Tração Traseira da oficina Rápidos de Limeira. O dono do carro é o Quitério, pai do Junior da Rápidos/Exhaust, ele corria com um gol na turbo-B. Agora ele vai encarar este lindo chevete FLT, o motor vai ser o mesmo ap que estava no gol, mas agora com a ajuda de mais 4 bicos e do combustível metanol. Junior que está montando o carro está apostando em vários equipamentos novos, como um câmbio do Dodge, mas com engrenagens forjadas, com engate rápido e uma alavanca in-line sapinho, conta também com diferencial dana 44 e amortecedores da Impacto. O motor vai ser gerenciado por uma injeção pandoo e conta também com uma turbina holset. O pneu é 28x10,5-15 M/T e o carro conta com frente, portas e tampa traseira de fibra. Em breve quando o carro estiver mais adiantado eu posto mais fotos. Boa sorte para o Quitérão e que venha tempo baixo para bater de frente com os fuscas. Abraço a todos!!!

domingo, 20 de junho de 2010

Foto da Semana !!!

Olhem essa Mercedes-Benz de arrancada, antes eu achava que qualquer carro ao estilo arrancada ficava bonito, mas a "jabiraca" ai em cima, tá difícil de engolir!!!

terça-feira, 15 de junho de 2010

No Motel !!!

Ai que saudade do g3 laranja, essa foto foi em uma prova em Curitiba, acho que foi em 2003, o gol tava lindo e muito bem cuidado, lembro que neste dia virei 12,150 e fiquei em quinto na prova, pegando pela primeira vez um troféu em Curitiba. O motor com duas HIS no comando e de câmbio largando de segunda original, relação 1,94 com diferencial 4,11, só a terceira e a quarta eram retas, da marca M7, da pra acreditar. O recorde na época era do MegaMotors 11,9 e cheguei a virar o mais baixo na casa dos 12,0. Legal dessa época é que eu sem grana dormia num Motel com o Pink preparador e o Queijo ajudante, a mulher do motel achava que a gente “escorregava na curva”, hehehe, mas fazer o que, sem grana o negócio era se virar. Abraço a todos!!!

sexta-feira, 11 de junho de 2010

NHRA em Illinois !!!

Larry Dixon vem dando um "esfrega" em Tony Schumacher!!!
Belo burnout de Tony Schumacher, que agora está 135 pontos atrás de Dixon.
Matt Hagan fez todos ficarem de cabelo em pé, batendo o recorde da categoria.
Mike Edwards continua mandando na Pro Stock.
Louis Tonglet mesmo sem patrocinio, venceu as "estrelas" da Pro Stock Bike. Alegria dos amigos e equipe de Tonglet, a primeira vitória é sempre muito emocionante!!!
Décima etapa da NHRA em Joliet, no estado de Illinois. A prova contou com muita chuva e um atraso de 5 horas entre as eliminatórias e as finais, mas nem por isso o publico e pilotos ficaram desanimados. Na top Fuel mais um show de Larry Dixon, que mais uma vez deixou Tony Schumacher comendo poeira e vem forte para o campeonato, que promete uma bela briga entre essas duas lendas da Top Fuel até o fim do ano, pois ainda faltam 13 provas. Reviravolta total na categoria Funny Car, primeiro devido às eliminações nas oitavas de final, de Jonh Force e Ashley Force, que estavam em primeiro e segundo no campeonato e com o segundo lugar conseguido nesta prova por Robert Hight, agora quem lidera é Hight, seguido por pai e filha da família Force, mas o mais incrível foi o vencedor Matt Hagan, que veio de trás e que nem mineiro abocanhou o recorde e sua segunda vitória no campeonato de 2010, marcando o tempo de 4,022 na pista de 1000 pés. Estava lendo e este recorde foi bem legal, pois depois da chuva que só foi parar a noite, os próprios organizadores observaram que a pista estava com o clima e o grip ideais para uma quebra de recorde e chegaram a anunciar no microfone que um recorde poderia ser batido naquele momento. Foi dito e feito, na hora que liberaram a pista, Hagan estabeleceu o novo recorde para a categoria Funny Car. Na categoria Pro Stock quem venceu mais uma vez foi Mike Edwards, que abriu 337 pontos de vantagem no campeonato, o segundo foi Jason Line. Mas para mim a categoria mais emocionante dessa prova foi a Pro Stock Bike, que teve um vencedor que nem patrocínio tem e está apenas na sua segunda temporada e só participa em algumas provas do campeonato, ou seja, só nas que tem dinheiro. O nome dele é Louis Tonglet e venceu pela primeira vez de forma incontestável, marcando o tempo de 6,935 e derrotando todas as “estrelas” da categoria. Muito legal, pois mostra que para quem ama o esporte e se dedica plenamente, pode superar a todos com um bom equipamento e com uma equipe com muita vontade. É isso galera, abaixo vocês podem ver o link da NHRA, com a pontuação de todas as categorias. Abraço a todos!!!

terça-feira, 8 de junho de 2010

Foto da Semana !!!

Toda semana vou colocar uma foto especial. Começando por essa, olha que maravilha, você parado no pinheirinho pronto para largar e ao fundo uma bela pista e o por do sol para servir de paisagem. Não tem remédio melhor que isto, ehehe. Abraços!!!

domingo, 6 de junho de 2010

Arrancada de rua no ECPA. TRIXX !!!

(Fotos: celular lixo) Fila para entrar na pista. Prova da Trixx neste fim de semana no ECPA!!!
Muito carro forte, como esse fusca do pessoal da Cris Car.
Os lancer estavam tomando "benga" na reta do ECPA!!!
Pilotos e preparadores no divertido fim de semana no ECPA.Gol, opala, fusca, lancer, corsa, fiat 147 e até uma puma ou algo parecido. Tinha de tudo na pista.
Mais de 150 carros na prova, box lotado.
Ontem dia 05/06/2010 sábado, fui dar uma olhada na prova de rua que está acontecendo no ECPA. Promovida pela Trixx que está fazendo sucesso nos rachões de Interlagos em São Paulo, aqui no interior o pessoal está partindo para o mesmo sucesso, pois mais de 150 carros se inscreveram para a prova. O motivo é claro, o preço da inscrição e a não necessidade de filiação junto à federação, fora que não precisa de macacão e gaiola de proteção. Eu acho fantástico o formato e o clima da prova, pois dava para ver na cara do pessoal a alegria de estar andando no ECPA com os carros de rua. Ops, carros de rua mais ou menos, pois vi alguns monstros animais acelerando lá, como aquele fusca da Kompressor que fez uma passada na casa dos 7,4 segundos e um fusca de rua feito pelo Cris Car que também andou na casa dos 7 segundos. Fora dois gol que com a ajuda dos pneus drag radial andaram na casa dos 7 também. Na arquibancada comigo só pilotos da arrancada babando de vontade; Eu, o Washington do vectra Pro Mod, Klébinho DT-B, Latino chevete FLT, Du Moraes DT-C, Alex DT-C, Aranha TT, Magrão preprador e Magrinho e o papo era um só...Precisamos arrumar um carro para brincar nessas provinhas, ehehehe. Abraço a todos!!!

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Será que o gringo tem razão !!!

Inter ou Ice, qual o melhor?
Os Intercooler gringos são perfeitos !!!
Intercooler "sarado" !!!
Faz algum tempo que tenho percebido que uma grande parte dos honda tração dianteira norte americanos, vem usando Intercooler ao invés de Icecooler. Ai eu fiquei fazendo minhas matemáticas de caipira do interior e imaginei que o custo elevado estava fazendo os pilotos optarem pelo intercooler, mas há alguns dias atrás eu conheci um gringo loco pelo MSN chamado Victor. Ele me disse que tem vários amigos que correm com honda civic e a maioria usa intercooler e não ice. Ai perguntei, Porque??? Ele me disse que a mão de obra e a diferença de eficiência, não compensam. Testes feitos na gringolândia mostram que a plena aceleração e com vento batendo no intercooler, o ganho de potência é o mesmo que o Ice e em baixa devido à tração, não é interessante o uso do ice, ai então o inter é tão eficiente como o ice. Bom eu não confio em papo de gringo, mas até que ele tem alguma razão. Na verdade pelo que vejo, todos os recordistas gringos usam Ice e pode ser que esse gringo está falando uma grande besteira. Na duvida é melhor eu enfiar uns 20 kg de gelo na próxima prova, ehehehe. Abraço a todos!!!

A bomba agradece !!!

Sistema que funciona muito bem.
Depois de pronto fica igual aos antigos, mas com mais eficiência!!!
Fala galera, td blz!! Bom, esses dias um amigo meu me perguntou se eu fazia alguma coisa diferente no “Catch Tank” e disse que era do mesmo jeito da maioria, apenas com os “esquemas” dos furos....Ai esse meu amigo disse: Que p...de esquema de furos é este?? Bom, apesar de muita gente manjar o “esquema”, mesmo assim vou mostrar como é. Antigamente usávamos o sistema de apenas uma caixa soldada embaixo do tanque original com as saídas para as bombas, mas depois pensando se o objetivo é manter o combustível sempre na parte mais baixa, por gravidade e para que a bomba puxe mais fácil, então pensando um pouco, poderíamos fazer um lugar onde o combustível entre e tenha dificuldade para sair, facilitando o trabalho das bombas. Como vocês podem ver na foto, fazendo 4 ou 5 furos de 1” pol, mais ou menos, o combustível entra e mesmo que nas trocas de marcha, ou em algum lugar que seja subida ou decida, com este sistema o combustível vai se negar a sair, pois vai ficar batendo nas paredes e não voltará para o tanque devido as pequenas entradas. Boa dica para quem ainda não sabe. Um grande abraço a todos!!!