Pegando o passat hoje de manhã, dia 25/06/2010.
Apesar do ano, até que está liso de lata o passat 74.
Daqui por diante é muito trabalho e ajuda de Deus para fazer um belo carrinho!!!
Começa hoje, dia 25/06/2010, um projeto bem legal para quem gosta de ver em detalhes uma montagem de um carro preparado, mas não uma montagem qualquer e sim uma reforma de lata e pintura completa, com preparação de suspensão, motor, acabamentos, escolha de peças e reforços na estrutura do carro. Para isso eu não queria um carro qualquer, ou igual aos outros e sim um carro que ninguém bota “fé”, ou seja, não um carro atual e fácil de fazer e virar tempo, mas um carro antigo que se encaixe nas categorias atuais e que também possa servir para dar um role na rua.
Como gosto de carros antigos e a brasa é a prova disso, eu andava a tempos procurando um passat 1974, que na verdade é o primeiro ano do modelo e também por se encaixar na categoria DT-B, pois é essa categoria que o carro vai andar. A idéia é trabalhar muito no peso e na tração do carro, pois esses são os pontos ruins do passat e também fazer com que o carro fique extremamente bonito e bem feito. Para vocês terem uma idéia o carro vai contar com rodas gringas da marca Douglas na traseira e provavelmente da marca Bogart na frente, além de contar com tudo de bom em termos de motor, câmbio, suspensão e eletrônica.
O legal dessa história toda é que como peguei o carro hoje, pode ser que fique pronto daqui a um ano, dez anos, ou em seis meses e esse tempo quem participar do meu humilde blog, vai conferir em tempo real, ou seja, mostrando todas as dificuldades e alegrias de se fazer um carro do zero. Outra coisa muito legal é a idade do carro e até um desafio pessoal, que é fazer o carro do ano de 1974 andar bem tanto nos 201 metros, como nos 402 metros.
A primeira parte desta empreitada foi realizada hoje, pois fui buscar o carro que estava em uma cidade vizinha a Limeira, seu antigo dono o Nando é um cara bem bacana e cuidou bem do carro. Como vocês podem ver nas fotos a lata é bem lisa e a estrutura é muito alinhada e até me surpreendeu, devido ao carro ter 36 anos. O passat tem documentação em dia e conta já com turbo e combustível a álcool no documento, apenas vou ter que regulamentar rebaixado. O carro já está no tapeceiro Tasca, que vai desmontar todos os vidros e interior do passat, deixando o carro já encaminhado para o funileiro. Essas vão ser as duas primeiras etapas, na sequência o carro vai para a montagem de gaiola de proteção e preparação da suspensão, depois disto volta para a pintura. Para vocês terem uma idéia vou colocar uma lista de peças que provavelmente vão ser usadas no carro;
Carro: Passat Ls 1974
Cor: bege, mas a nova cor ainda não foi decidida
Motor: Ap 2.0 bloco baixo
Prisioneiro: ARP
Pistão: AFP 83,5 com pino forjado
Biela: Ancona
Cabeçote: 8v unilateral, preparado pelo André da Hot Flow
Comando: Carllini
Coletor de admissão: Zorzetto
Corpo de borboleta: Blazer
Turbina: Master Power .68
Coletor escape: Exhaust
Válvula Blow Off: TIAL
Válvula reg. Pressão: Macktech
Bicos: 8 com 160lb/s
Embreagem: Displatô Carbono
Câmbio: Sapinho engate rápido
Blocante: ???
Eixos: Sapinho Forjado
Tulipas: Sapinho 16v
Bolachas: Ap 16v
Homocinéticas: Golf sapão
Alavanca: Magrão
Injeção: Fueltech
Datalogger: Fueltech
Intercooler ou Icecooler: ?????
Rodas: Frente: Bogart, Traseira: Douglas
Pneu dianteiro: ????
Pneu traseiro: M/T 22,5x4,5-15
Amortecedores: Glauco
Bombas: 6 GTI
Bom, não vou lembrar tudo agora, mas são as peças que já tenho na maioria. Vou sempre postando quando o projeto for evoluindo e contando e mostrando tudo em detalhes. Por enquanto é só, um grande abraço a todos!!!