quarta-feira, 14 de outubro de 2009

JORNAL AUTOMIX !!!

Muito legal o Jornal AutoMix da cidade de Americana-SP, criado e escrito pelo nosso colega Alex Glaser, o jornal é o único que tenho conhecimento que é feito exclusivamente para a arrancada e preparação, isso mostra o amor de Alex pela a arrancada e nos trás uma ótima fonte de informações e discussões para o futuro da arrancada. Na edição numero 13 deste mês, Alex me convidou para escrever um texto para o jornal, no qual eu fiz com muito prazer. Acho muito importante que todos nós envolvidos na arrancada, expressemos nossas opiniões e com isso ajudando o esporte a crescer. Leia meu texto abaixo intitulado: Será que estamos no caminho certo? E confira minha idéia sobre o futuro da arrancada nacional. O Jornal AUTOMIX é distribuído nas melhores casas do ramo em peças para preparação e nas pistas de arrancada do interior. Um grande abraço e parabéns ao Alex Glaser pela iniciativa tão bacana na arrancada nacional.
Site do Jornal AutoMix: http://www.jornalautomix.com/

Texto:

Será que estamos no caminho certo??

A Arrancada vem passando por uma fase de ouro no Brasil e este momento está acontecendo devido à popularização do esporte. Pistas sugiram há alguns anos atrás e o esporte vem crescendo a cada dia. Em breve, deveremos ter o grande momento para a definitiva evolução do nosso tão amado esporte e este momento será a inauguração da pista S.P.I.D, São Paulo International DragWay na região de Itatiba, primeira pista de ¼ de milha no estado de São Paulo. Sabemos que a pista do Velopark foi uma grande conquista para o esporte e foi realmente a primeira pista de ¼ de milha com um nível internacional nas terras brasileiras, mas a pista paulista vai trazer muitos pilotos, pois estamos na região onde se concentra a maior quantidade de carros de arrancada do Brasil, mas ai surge uma duvida; Será que estamos preparados financeiramente para competir no ¼ de milha? Ouvi muitas pessoas falando que quando a pista de Itatiba inaugurar, pistas como o ECPA em Piracicaba que é de 1/8 de milha vão ficar as moscas. Mas acho que não vai ser bem assim, um dos motivos do sucesso da pista do ECPA e outras de 1/8 de milha é o custo que essa prova envolve. Para andar nos duzentos metros o piloto tem um gasto bem menor devido a não se “judiar” demais dos equipamentos. Na verdade nos Estados Unidos é exatamente ao contrario do que se está acontecendo por aqui, devido à crise as provas de 1/8 de milha estão em ascensão, pois o custo da participação de um piloto nesta prova é bem menor. Agora sabemos que para o público a arrancada de ¼ de milha é bem mais bonita de se ver e para os pilotos muito mais emocionante de se correr, mas realmente o problema é que o nível financeiro do nosso bolso hoje em dia não está dos melhores. Assim vejo que no futuro a pista de Itatiba vai ser um sucesso sim, mas tolo daquele que achar que as pistas de percurso com 1/8 milha serão esquecidas, apenas vejo muitos pilotos andando no 1/8 devido ao lado financeiro e uma outra parte também grande, mas mais elitizada andando nas pistas de ¼ de milha. Outro item apavorante no Brasil é a quantidade de vezes que o regulamento de todas as categorias é alterado. Todo ano os organizadores dos campeonatos se juntam e mudam algumas partes, sempre com intuito de dar mais emoção e fazer as categorias evoluírem. Mas às vezes o tiro sai pela culatra, pois a cada mudança é necessário que o piloto tire cada vez mais dinheiro no bolso e faça com que fique mais difícil ele ter dinheiro para andar no ¼ de milha. Devido a essas mudanças tem mais pilotos parando de correr ao invés de querer investir. Um exemplo foi o golpe que a arrancada nos Estados Unidos sofreu devido ao fim da categoria Sport Compact da NHRA e isso aconteceu, pois os organizadores com boa intenção acabaram liberando tudo em termos de equipamentos e tecnologia para os carros, mas que num certo momento todos os pilotos da grande massa que participavam não estavam conseguindo acompanhar o ritmo de pilotos patrocinados por fabricas, como GM e TOYOTA. O fim da categoria foi deprimente, na última prova que antecedeu o fim da Sport Compact, apenas 12 carros estavam escritos na competição e o público perdeu o interesse na categoria. Agora temos que nos unir para ajudar os donos e organizadores das pistas brasileiras a fazer um regulamento sólido e justo para todos, fazendo assim tanto as pistas de ¼ ou 1/8 de milha bombarem de pilotos como nós, cidadãos comuns e com muita vontade de acelerar. Um grande abraço a todos.

Texto: Rodrigo Kühl ( Coxinha )

Um comentário:

  1. falou tudo, ta na hora de todos serem ouvidos e não uma minoria ,só por que tem dinheiro

    ResponderExcluir