terça-feira, 15 de outubro de 2019

Regulamento Paulista !!!

 Vou contar um fato que acontece a muito tempo no regulamento paulista de arrancada e que precisa mudar.
Agora em 2019, a pista do Race Valley está sediando o campeonato paulista de arrancada, mas esse fato, ou essa regra, já acontecia no ECPA anos atrás. Categorias com muitos carros são extremamente prejudicadas no momento que o "mata-mata" começa. É o caso da DT-B, DT-A, DT-A Light, etc. Vou explicar.
A grande maioria das categorias têm um numero baixo de carros inscritos, na média de seis a doze carros no máximo, algumas com menos de cinco inscritos, já algumas categorias que citei acima, como exemplo a DT-B, na maioria das vezes ultrapassa fácil os quinze carros inscritos.
No momento do "mata-mata," o regulamento paulista diz que precisa de no mínimo 24 carros inscritos para que os 8 melhores participem das finais. E prestem atenção como isso é um absurdo, uma categoria com apenas seis carros inscritos, os quatro melhores vão para as finais e uma categoria com até 23 carros inscritos, vão os mesmos 04 carros para as finais.
A categoria DT-B teve 21 inscritos (última etapa Race Valley) e apenas os quatro melhores foram para as finais. É justo isso com os pilotos da DT-B?

Para vocês terem uma ideia do absurdo, o Fabiano Pollis que bateu o recorde brasileiro da DT-B em 201 metros com 6.463s, ficou fora das finais devido a uma reação mais alta, como vocês podem ver na classificação acima.
Para colocar na balança, o campeonato do VP Series no Velopark, todos os pilotos até 16 inscritos, que é o limite para o "mata-mata," participam das finais, ou seja, se tiver 17 inscritos, apenas um fica fora das finais.
O motivo para aqui ser assim é apenas um (na minha forma de entender). Não ter muito carro nas finais para que a prova acabe mais cedo no fim do domingo. Até entendo, ninguém que ficar até a madrugada de segunda feira participando das finais.
Até o ano passado, a partir de 20 inscritos, os 08 melhores participavam das finais. Esse ano "enfiaram mais 04," dificultando ainda mais para as categorias mais numerosas.
Entendam que não é o Race Valley, ou o ECPA que criaram essa regra, mas sim quem escreve esse regulamento, que acredito ser a federação paulista.
O que o pessoal da federação têm que entender, é que a emoção de uma corrida está concentrado no "mata-mata," então precisam focar mais nessa parte. Fazendo em vez de duas, três classificatórias no sábado, no domingo somente a quarta classificatória e depois "mata-mata," ou apenas três classificatórias e todos os carros no "mata-mata," são algumas ideias.
Depois analisem os tempos na Produpark (clique aqui), os oito classificados da DT-B mereciam ter entrado no "mata-mata," mas infelizmente não está acontecendo.
 
Acima o capitulo V, grifado sobre a quantidade de carros no campeonato paulista.
 
Aqui confira o regulamento do VP Series, que respeita os pilotos e da possibilidade para todos.
Clique aqui para ler na integra.

Vou terminar com essa bela foto da Autodynamics analisando o seguinte. Talvez 16 carros nas finais de uma categoria seja muito tempo para se completar a prova e o evento acabaria muito tarde, mas liberar pelo menos 8 pilotos para uma categoria com mais de 15 inscritos é no mínimo obrigação e respeito com os pilotos!
Vou fazer a minha parte, vou até os organizadores do evento e pedir/sugerir a mudança desta regra, com certeza os organizadores só têm a ganhar com tal atitude. Abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário