quinta-feira, 15 de julho de 2010

NHRA em ALERTA !!!

Drag do veterano Mark Niver que bateu contra a rede de proteção.
Neal Parker, outro piloto veterano que faleceu.
Pneu do carro de Antron Brown que acertou e matou uma espectadora.
Depois da última morte na NHRA do piloto veterano Mark Niver na pista de Seattle no último domingo, os responsáveis pelas regras da categoria tomaram uma decisão de emergência. Também por causa da morte de Neal Parker, que faleceu no mês passado também num acidente parecido com o de Niver. Ainda para agravar a situação, em fevereiro passado uma espectadora morreu quando a roda do Top Fuel de Antron Brown a acertou na arquibancada, resumindo, três mortes em um ano. A primeira medida diz respeito aos freios das categorias, que a partir de hoje é obrigatório o disco ser de carbono com pastilhas especiais nas categorias, Top Fuel, Funny Car, Top Alcohol Drag e Top Alcohol funny Car e a partir de 11 de agosto, freios nas rodas dianteiras também. Outra medida radical é um dispositivo que a partir que o piloto passe a última fotocélula, o mecanismo eletrônico abra o para-quedas sozinho, corte a alimentação de combustível e corte a ignição, tudo de forma automática, mas esta ainda sem data para ser implantada. A também novas medidas de retenção de óleo quando o motor se quebra e um outro que da mais resistência a asa traseira dos Top Fuel. Mas o mais importante é não deixar essas três tragédias passar em vão e tentar abaixar a zero a porcentagem de morte na NHRA, exemplo é a formula 1, que conseguiu reduzir a quase zero as mortes depois dos acidentes de Senna e Ratzemberger.

6 comentários:

  1. Bom dia amigos a segurança de um carro desse nivel é muito importante pois brincar com a vida eu sei o que pode aconteçer em um acidente de carro já sofri um á quase 300km num pega de rua e estou vivo aqui para poder falar que a vida é melhor do que tudo ...?

    ResponderExcluir
  2. Duvida, Esse sistema de abri o paraqueda assim que passar na ultima fotocelula c o carro estiver em uma velocidade muito alta n pode ocasionar um acidente????

    ResponderExcluir
  3. Carambola...a quase 300!!!...Vc estava rápido em colega. Com certeza a vida é muito melhor que qualquer corrida ou esporte, então é muito triste ver pessoas morrendo na NHRA, acho que a segurança dos carros é muito fraca e está mais que na hora de ter uma renovação em termos de segurança. Abraço!!

    ResponderExcluir
  4. Fala Beto, os para-quedas importados são feitos para abrir em alta velocidade e manter o carro equilibrado, então se for mantida a montagem de forma correta, quanto mais rápido melhor para se abrir, mas já vi também carro que abriu rápido demais e depois quase perdeu o controle, mas é devido a algum erro na montagem ou quando o carro tem dois para-quedas e só um abre. Abraço!!!

    ResponderExcluir
  5. Uma correção:
    - O disco do freio é de carbono, e não de fibra de carbono, pois não é laminado como os fechamentos e carrocerias que vemos por aí, mas sim uma massa uniforme cor de grafite com alta capacidade térmica.
    Um comentário:
    - A fórmula 1 acabou com os acidentes as custas da emoção. Entendam que apoio as medidas de segurança, mas espero que isso não arruine o esporte.

    ResponderExcluir
  6. Opa, valeu pela informação, realmente não sabia como era o processo de fabricação e nem a aparência do disco.
    Realmente a segurança freia um pouco as coisas, mas a F1 mudou não só por este motivo, mas por tentar ser "moderna" demais, um bom exemplo de competição automobilística que deu certo é a categoria Nascar americana, onde ainda o piloto precisa ser piloto para tocar a máquina. Abraço!!!

    ResponderExcluir