Temos que começar a pensar nos pilotos e não nas categorias,
Pois somos nós que fazemos o show!!!
Como ando a bastante tempo na arrancada (16 anos) e tive o prazer de ver a evolução do nosso esporte de perto, andei pensando a respeito do futuro da arrancada brasileira. Há muito tempo venho falando que a evolução necessita de investimento e justamente esta é a parte que a maioria dos pilotos menos tem, ou seja, dinheiro. Temos ótimos pilotos, ótimos mecânicos, muita idéia na cabeça, mas nos falta o “bendito” dinheiro. É claro que existe uma pequena parcela que conta com uma ótima condição financeira e por isso pode montar belos carros de arrancada, mas a grande maioria não pode fazer o mesmo. Ai penso que podemos correr atrás de patrocínio, mas como o esporte ainda é marginalizado, não conseguimos que nenhuma empresa “arrisque” no potencial que um carro de arrancada pode trazer para sua empresa em termos de divulgação. Bom nos resta à ajuda das empresas que fazem as peças que tornam a preparação dos carros possível para nós, como fabricantes de turbina, câmbio, pistão, etc, etc, mas como são muitos pilotos praticantes, o mercado das peças não da conta de ajudar a todos. Entendo que como é um hoobie para nós é necessariamente preciso gastar nosso dinheiro para a preparação dos carros, fazendo esta necessidade normal para nós ok. Ok, mas como tudo que disse é normal, por outro lado os organizadores não estão nem ai para nossas dificuldades, estas que acabei de relatar, precisamos que os donos do “circo” entendam que a arrancada tem uma identidade amadora e que a profissionalização pode trazer prejuízo em vez de beneficio.
Acho que algumas categorias estão partindo para o lado profissional, enquanto a maioria dos pilotos que andam nela são amadores, caso das categorias DT-A e FLD; exemplo: A liberação de itens como câmbio importado na categoria FLD e alavanca in-line, turbina importada e cabeçotes multi-válvulas na DT-A, já tornaram as categorias para poucos participantes. Muito legal para a evolução da categoria, mas para a evolução do esporte o tiro provavelmente vai sair pela “culatra”. A categoria Sport Compact da NHRA chegou a “falir” devido ao pequeno numero de carros que participavam das etapas e o motivo era o alto custo de se montar um carro competitivo, pois os organizadores liberaram itens demais no regulamento, fazendo os carros 4 cilindros da sport compact, custarem mais caro do que carros da categoria Pro Street, que correm com motores V8.
Um grande passo foi dado o ano passado para frear o custo das categorias e surtiu efeito logo de cara, pois quando o Sr.Rogério Gregóris foi escolhido para ser o presidente da comissão nacional de arrancada, foi criado um elo entre pilotos e organizadores. Com uma reformulação das categorias, logo no inicio da gestão de Sr. Rogério, pela primeira vez os pilotos foram ouvidos e no caso de algumas categorias o resultado foi positivo e em outros foi negativo. O Sr. Rogério abriu um e-mail para que os pilotos expressassem suas opiniões e no caso da DT-B, a grande maioria pediu para que o pneu radial continuasse, pois alguns pediam a liberação dos pneus drag radial importados, na faixa média de preço de R$2.000,00, mas numa atitude nobre do Sr.Rogério, ele manteve os pneus radias ao gosto dos pilotos. Resultado; Grid cheio na DT-B e carros como do Ivan da Motor Power, que utiliza carburador 3E e álcool como combustível, liderando o campeonato, mostrando que a categoria é viável para a grande maioria. No caso da FLD, não sei se pressionado pelos pilotos de “ponta” da categoria, foi liberado o câmbio importado, fazendo com que vários pilotos que estavam montando carros FLD, desistissem do projeto, pois o câmbio é caro demais.
Não sei até que ponto é vantajosa essas liberações, pois de um lado vamos ver carros magníficos passando nas retas, mas por outro lado iremos ver grids cada vez mais vazios. É o caso de puxarmos o freio de mão e pensar mais a respeito do futuro, antes que as principais categorias da arrancada brasileira se tornem fracassos devido ao alto custo para os pilotos. Abraço a todos!!!
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belo post coxinha,falou td
ResponderExcluirabs
samuka
Estou pra ver um texto tão sensato quanto este!
ResponderExcluirAbraços,
Falou pouco mais falou bonito! é isso ae... uma pena que isso pode acontecer!
ResponderExcluirValeu
É isso ai coxa tão profissionalizando a arrancada com o dinheiro dos pilotos!!!
ResponderExcluir-Valeu Samuka, Armando e Kiko..Abração!!!
ResponderExcluir----------------
-É mais ou menos isso (Anônimo), o dinheiro vai pra eles e a gente que se vire pra arrumar grana pra correr. Abraço!!!
Texto sensato Coxa. Parabéns.
ResponderExcluirValeu Rodrigo, abração!!!
ResponderExcluirObrigado pelo comentário do blog, pessoalmente conversamos um vez ao lado da pista, claro, eu sabia quem era vc, pois acompanho a tempos a arrancada e tenho na memoria aquele belo gol no qual vc andava em interlagos.Ando de opala, mas tem paixão é pela arrancada, então qualquer carro pra mim é especial e tb qualquer categoria.
ResponderExcluirAchei seu texto bem simples, mas com um excelente conteúdo, vc acertou nas palavras.Abraços!!
Valeu pelas palavras Bira. Abração!!!
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