segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Acelera ou puxa o freio de mão???

Temos que começar a pensar nos pilotos e não nas categorias,
Pois somos nós que fazemos o show!!!

Como ando a bastante tempo na arrancada (16 anos) e tive o prazer de ver a evolução do nosso esporte de perto, andei pensando a respeito do futuro da arrancada brasileira. Há muito tempo venho falando que a evolução necessita de investimento e justamente esta é a parte que a maioria dos pilotos menos tem, ou seja, dinheiro. Temos ótimos pilotos, ótimos mecânicos, muita idéia na cabeça, mas nos falta o “bendito” dinheiro. É claro que existe uma pequena parcela que conta com uma ótima condição financeira e por isso pode montar belos carros de arrancada, mas a grande maioria não pode fazer o mesmo. Ai penso que podemos correr atrás de patrocínio, mas como o esporte ainda é marginalizado, não conseguimos que nenhuma empresa “arrisque” no potencial que um carro de arrancada pode trazer para sua empresa em termos de divulgação. Bom nos resta à ajuda das empresas que fazem as peças que tornam a preparação dos carros possível para nós, como fabricantes de turbina, câmbio, pistão, etc, etc, mas como são muitos pilotos praticantes, o mercado das peças não da conta de ajudar a todos. Entendo que como é um hoobie para nós é necessariamente preciso gastar nosso dinheiro para a preparação dos carros, fazendo esta necessidade normal para nós ok. Ok, mas como tudo que disse é normal, por outro lado os organizadores não estão nem ai para nossas dificuldades, estas que acabei de relatar, precisamos que os donos do “circo” entendam que a arrancada tem uma identidade amadora e que a profissionalização pode trazer prejuízo em vez de beneficio.
Acho que algumas categorias estão partindo para o lado profissional, enquanto a maioria dos pilotos que andam nela são amadores, caso das categorias DT-A e FLD; exemplo: A liberação de itens como câmbio importado na categoria FLD e alavanca in-line, turbina importada e cabeçotes multi-válvulas na DT-A, já tornaram as categorias para poucos participantes. Muito legal para a evolução da categoria, mas para a evolução do esporte o tiro provavelmente vai sair pela “culatra”. A categoria Sport Compact da NHRA chegou a “falir” devido ao pequeno numero de carros que participavam das etapas e o motivo era o alto custo de se montar um carro competitivo, pois os organizadores liberaram itens demais no regulamento, fazendo os carros 4 cilindros da sport compact, custarem mais caro do que carros da categoria Pro Street, que correm com motores V8.
Um grande passo foi dado o ano passado para frear o custo das categorias e surtiu efeito logo de cara, pois quando o Sr.Rogério Gregóris foi escolhido para ser o presidente da comissão nacional de arrancada, foi criado um elo entre pilotos e organizadores. Com uma reformulação das categorias, logo no inicio da gestão de Sr. Rogério, pela primeira vez os pilotos foram ouvidos e no caso de algumas categorias o resultado foi positivo e em outros foi negativo. O Sr. Rogério abriu um e-mail para que os pilotos expressassem suas opiniões e no caso da DT-B, a grande maioria pediu para que o pneu radial continuasse, pois alguns pediam a liberação dos pneus drag radial importados, na faixa média de preço de R$2.000,00, mas numa atitude nobre do Sr.Rogério, ele manteve os pneus radias ao gosto dos pilotos. Resultado; Grid cheio na DT-B e carros como do Ivan da Motor Power, que utiliza carburador 3E e álcool como combustível, liderando o campeonato, mostrando que a categoria é viável para a grande maioria. No caso da FLD, não sei se pressionado pelos pilotos de “ponta” da categoria, foi liberado o câmbio importado, fazendo com que vários pilotos que estavam montando carros FLD, desistissem do projeto, pois o câmbio é caro demais.
Não sei até que ponto é vantajosa essas liberações, pois de um lado vamos ver carros magníficos passando nas retas, mas por outro lado iremos ver grids cada vez mais vazios. É o caso de puxarmos o freio de mão e pensar mais a respeito do futuro, antes que as principais categorias da arrancada brasileira se tornem fracassos devido ao alto custo para os pilotos. Abraço a todos!!!

9 comentários:

  1. Estou pra ver um texto tão sensato quanto este!

    Abraços,

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  2. Falou pouco mais falou bonito! é isso ae... uma pena que isso pode acontecer!

    Valeu

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  3. É isso ai coxa tão profissionalizando a arrancada com o dinheiro dos pilotos!!!

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  4. -Valeu Samuka, Armando e Kiko..Abração!!!
    ----------------
    -É mais ou menos isso (Anônimo), o dinheiro vai pra eles e a gente que se vire pra arrumar grana pra correr. Abraço!!!

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  5. Obrigado pelo comentário do blog, pessoalmente conversamos um vez ao lado da pista, claro, eu sabia quem era vc, pois acompanho a tempos a arrancada e tenho na memoria aquele belo gol no qual vc andava em interlagos.Ando de opala, mas tem paixão é pela arrancada, então qualquer carro pra mim é especial e tb qualquer categoria.
    Achei seu texto bem simples, mas com um excelente conteúdo, vc acertou nas palavras.Abraços!!

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